Designer de produção no cinema

Designer de Produção no cinema

O designer de produção tem a responsabilidade de materializar conceitos fazendo as ideias do diretor tornarem-se representadas; por isso, é reconhecida como uma das funções mais importantes em uma produção cinematográfica.

A construção de cenários era o mais utilizado pelos designers de produção, e através das novas tecnologias essas construções evoluíram trazendo ainda mais profundidade aos roteiros, os personagens, situações, além de situar o espectador ainda mais para dentro do universo daquele filme.

O que é o Design de Produção ou Direção de Arte?

O Design de Produção, também conhecido como Diretor de Arte, tem a função mais importante dentro de uma produção de cinema, dirige ideias, conceitos, objetos, as cores, tipos de roupa e demais aspectos visuais e sonoros, que ajudam a compor a narrativa em tela, fazendo com que as ideias do diretor sejam representadas fisicamente.

Trabalho do Designer de Produção

O chefe do departamento de Arte (designer de produção) elabora conceitos de design para o filme, que recria o mundo fictício para a ação se desenrolar, acompanhando as orientações dadas pelo Diretor, sendo ele um perfeccionista em relação a todos os processos dentro de suas produções, desde os ângulos e enquadramentos, até à simetria e as cores características, dando um ar de minimalismo para suas obras e a história precisa se passar.

Por exemplo, no Velho Oeste, ele irá buscar referências sobre a arquitetura daquela época e construirá cenários que consigam trazer veracidade à narrativa, colocando objetos decorativos, que precisam corresponder com a ambientação, vai escolher as cores dos elementos cenográficos, para ter harmonização entre eles e transmitir as emoções dos personagens.

Depois de fazer o planejamento o Designer de Produção repassa as informações para os demais setores e cada equipe busca soluções para atender ajustes e testes durante a gravação.

Construindo um conceito artístico para o filme

O departamento cria um conceito artístico para o filme, isso quer dizer que ele deve propor uma ideia de ambiente pensando em todos os ângulos da narrativa e aos demais itens relevantes para a história, dividindo o roteiro por locações e decidindo se é melhor filmar em estúdio, ambiente externo ou com auxílio de cenário virtual, ele também vai ajustar essas possibilidades ao cronograma de filmagem.

Quando o Designer de Produção encontra o elemento principal do projeto, ele cria uma identidade visual e une as especificações da Direção e da Arte. Às vezes, durante a edição, alguns elementos do cenário ou até sequências inteiras podem ser descartadas. Isso pode acontecer caso o Diretor não veja necessidade ou coerência em incluir determinada cena no corte final e assim o filme se torna mais completo.

“O Grande Hotel Budapeste”

É compreendido pelos profissionais que, no final, os filmes podem ser de grande sucesso, por exemplo, o filme “O Grande Hotel Budapeste”, de 2014, que talvez seja o melhor exemplo disso, sendo indicado a nove estatuetas no Oscar de 2015, o filme venceu 4, incluindo o Oscar de Melhor Direção de Arte. Os cenários e paisagens, junto aos personagens e a história, fazem a produção diferir da maioria das obras no cinema.

O filme conta com diversos cenários durante a narrativa, paisagens naturais até construções controladas, o filme nos coloca dentro do mundo fantasioso e artificialmente construído por Wes Anderson, que faz desejar viver em um mundo perfeito como o mostrado em cena.

No final das contas, o Designer de Produção, trabalha com o diretor para que o filme fique o mais realista possível e evitar os famosos “erros de históricos”. Isso faz com que o telespectador fique mais atraído ao filme, além de ser muito reconhecido pela academia e gerar possíveis prêmios como o “Oscar”.

Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes