5 segredos da mesa digitalizadora

5 segredos da mesa digitalizadora

Você conhece as vantagens de utilizar a mesa digitalizadora?

A mesa digitalizadora é o braço direito de quem trabalha com design, animação 3D e fotografia. Embora, na realidade, possa ser para qualquer pessoa criativa com boas ideias.

Se você é essa pessoa, considere utilizar esse acessório digital para auxiliar na precisão no seu trabalho. Além disso, siga nossas dicas e conheça os segredos da mesa digitalizadora.

O que é uma mesa digitalizadora?

É um dispositivo eletrônico que permite substituir o uso do mouse, trazendo precisão e perfeição em seus projetos digitais.

Através de um cabo USB ou Bluetooth, a mesa digitalizadora é uma espécie de prancheta, que ao pressionada com a caneta que a acompanha, desenha imagens e facilita o uso de funções que requer um detalhismo a mais, como uma edição de imagem no Photoshop ou uma criação no illustrator. Afinal, com a mesa digitalizadora você tem muito mais liberdade e controle de movimento do que utilizando o mouse.

Como se usa uma mesa digitalizadora?

Muito simples, após parear ao computador e realizar a instalação, é só abrir seu programa de edição favorito e soltar a criatividade!

Porém, existem algumas habilidades que ao longo do tempo de uso você começa a dominar,

Então quais são os segredos da mesa digitalizadora?

Siga nossas dicas para obter domínio ao utilizar o acessório.

Segredo 1: Não tenha medo de utilizar

As mesas digitalizadoras são projetadas para serem dispositivos naturais. Embora, algumas tenham superfícies de toque, o que significa que você pode usá-las no lugar de um trackpad, o toque é ignorado quando a caneta está a menos de meia polegada de distância. Por isso, pode-se descansar a mão confortavelmente sobre a mesa digitalizadora da mesma forma que faria com um pedaço de papel. Ela só vai funcionar quando tocar com a ponta da caneta na superfície. A caneta é projetada para ser agradável de trabalhar com um computador, portanto, pegue a caneta de maneira confortável e utilize como se fosse desenhar ou escrever no papel.

Segredo 2: Esteja ciente do botão lateral

Muitas pessoas presumem que precisa segurar ou pressionar o botão na lateral da caneta para que ela faça alguma coisa. Dependendo do produto, as extremidades do botão lateral podem ser definidas como: clique com o botão direito; panorâmica; rolar ou clique duplo. Para simplesmente clicar em algo, tudo o que é preciso fazer é encostar a caneta na superfície da mesa digitalizadora. A ponta da caneta é um clique.

Segredo 3: Alinhe a mesa digitalizadora com a tela

Enquanto está começando a adaptação, uma ótima dica é alinhar a mesa digitalizadora ao monitor. Por ter a área do produto paralela à área da tela, chegar a um acordo com o posicionamento absoluto será muito mais rápido. Lembre-se de que cada canto da mesa digitalizadora representa o canto correspondente da área de exibição, mesmo em situações com mais de um monitor.

Segredo 4: Lembre-se que é algo novo

A dica mais importante é lembrar que esse é um momento de aprender uma nova ferramenta e desaprender uma antiga. Novas ferramentas também valem um investimento de tempo. Se desconectar o mouse por três dias, talvez não mais volte a utilizá-lo, mas terá momentos em que voltará ao comportamento do mouse. Vale lembrar de que está praticando em um equipamento digital que também irá trazer diversos benefícios e aprendizados.

Segredo 5: Se divirta!

Enquanto entra em acordo com sua nova ferramenta, brinque! Desenhe no programa gráfico favorito, mas pode também jogar games que requeiram clique. Você vai entender o comportamento da mesa digitalizadora muito mais rápido se estiver se divertindo. Importante: a mesa digitalizadora é um dispositivo de entrada de computador completo, não apenas uma ferramenta gráfica.

Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes