Google Sites: os melhores recursos

Google Sites

O Google Sites é uma plataforma gratuita do Google que permite criar o próprio site. Sendo fácil de criar, ela é perfeita para pessoas sem muito conhecimento técnico em programação e design, manuseado por usuários corporativos e pessoais, com os recursos já prontos na ferramenta, basta apenas escolher os mais interessantes para sua página e aplicá-los.

Sendo o serviço de desenvolvimento de sites do Google que permite a criação de websites de formas simples, em HTML, meio que não exige um grande conhecimento em web design por possuir ferramentas intuitivas.

Por ter se tornado uma plataforma fixa, onde muita gente tem interesse em utilizar funcionalidades a mais e investir na personalização do site, usando do armazenamento em nuvem

Google Sites os recursos que você ainda não conhece

Adição do Google Analytics

Canal de transporte para informações sobre tráfego e quem chega até a página, quais são as mais e as menos visitadas, a origem dos visitantes. Tudo isso é útil para gerar melhorias no site.

Incorporar vídeo do YouTube

Sites que costumam usar imagens e vídeos são mais atraentes para os visitantes em comparação aos que não têm, mas a melhor escolha para disponibilizar conteúdos é indexando o vídeo de YouTube na própria página para não deixar link externo, mantendo o usuário navegando no site enquanto assiste o vídeo.

Verificação da responsividade do site

A responsividade significa verificar se o site funciona bem independentemente do dispositivo que o usuário esteja usando para navegar nele, como computador, celular ou tablet. Esse recurso serve para que você observe se o site é responsivo em qualquer um dos aparelhos eletrônicos.

Recuperação de arquivos

O Google Sites disponibiliza um acionador por meio de palavras-chave na própria ferramenta de pesquisa. A partir da busca, o software mostra todos os arquivos correlacionados com a pesquisa que estão na nuvem.

Adição de formulários do Google

Quando você inicia uma pesquisa no seu site, é necessário criar um formulário que vai coletar as respostas, pelo Google Forms.

O Google Sites geralmente é utilizando para fins empresariais, pois:

  • É ideal para projetos: Isso aumenta a produtividade da equipe, deixando por dentro das novidades e possibilitando respostas rápidas, otimizando o prazo dos projetos e a comunicação dos participantes.
  • As opções de compartilhamento são personalizadas, onde é permitido que você escolha as pessoas ou equipes que participarão do site. Também é possível escolher quais delas poderão visualizar, editar e comentar no site, tornando-se altamente seguro e organizado.
  • Foi projetado para facilitar o trabalho em equipe. Por isso, dentro da plataforma, é possível compartilhar vários tipos  de documentos: textos, planilhas, calendários, notas, anotações e etc.

Quando conectado, essas funcionalidades ficam à disposição em qualquer lugar. Isso facilita o trabalho, diminuindo a perda de tempo que envolveria o compartilhamento de tais arquivos fora da plataforma.

Para quem entende e precisa mexer na programação, talvez o Google Sites ainda não seja o serviço ideal, pois alguns recursos de edição ainda não estão disponíveis na plataforma. O Google traz constantemente inovação para seus serviços e provavelmente  isso vai mudar em pouco tempo. A plataforma oferece recursos em comunicação rápida, acessível e personalizada para pessoas que procuram melhorar seus serviços com a ajuda de tecnologia do mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes