Nos últimos anos o universo do audiovisual passou por grandes mudanças. Com a grande onda de informações e materiais disponibilizados nas plataformas digitais, tornou-se necessário o investimento em inovação e tecnologia para que, com estes recursos, as empresas consigam se destacar no mercado. Hoje, existem inúmeros recursos disponíveis online que, a partir do investimento em softwares e tecnologia, proporcionaram praticidade e excelência no ramo do audiovisual.
Segundo o Think With Google, 6 a cada 10 pessoas preferem ver um vídeo online do que assistir TV. Além disso, de acordo com o HubSpot, 78% das pessoas veem vídeos semanalmente e 55% assistem a conteúdos audiovisuais diariamente. Esse formato de mídia poderá apresentar resultados promissores à sua empresa, se analisarmos os dados com cuidado e, principalmente, colocarmos pessoas qualificadas para realizar este trabalho.
A internet nos trouxe diversas facilidades cotidianas, como a utilização de vídeos para apresentar produtos, marcas e serviços. Isso possibilitou uma maior eficiência e abrangência no sistema de distribuição e exibição do produto audiovisual, estimulando a criação e divulgação.
Como Utilizar o Recurso Audiovisual
A cultura digital está profundamente enraizada na sociedade há vários anos, e a introdução de novos recursos audiovisuais nas empresas, por exemplo, ganhou ainda mais destaque durante a pandemia.
No segmento educacional, é evidente como a tecnologia se tornou essencial na vida dos alunos, e o compartilhamento de vídeos de curta duração tem crescido de forma consistente a cada ano. Esse crescimento ocorre porque os estudantes buscam conteúdos apresentados de maneira criativa, alinhados com as propostas pedagógicas que, durante a pandemia, precisaram se adaptar ao ambiente virtual.
O uso da tecnologia facilita a construção de memórias audiovisuais em crianças e adolescentes por meio da interatividade proporcionada pelos vídeos. Existem diversas experiências inovadoras que exploram as vantagens do material audiovisual no processo de ensino, estimulando e desenvolvendo competências individuais e coletivas, além de aprimorar a compreensão das técnicas educacionais.
Nesse novo cenário, as instituições passaram a repensar suas estratégias de divulgação de produtos e serviços, criando ações mais assertivas que atendam de maneira eficaz às necessidades de seu público-alvo. Ao integrar recursos audiovisuais, as empresas e instituições educacionais conseguem engajar melhor seu público, oferecendo experiências mais envolventes e dinâmicas que promovem um aprendizado mais eficaz e uma comunicação mais eficiente.
5 Empresas que se Destacam por seu Investimento Audiovisual
Coca-Cola
Reconhecida globalmente, a Coca-Cola é uma das empresas que mais investem em conteúdo audiovisual. A marca produz curtas-metragens, animações e campanhas emotivas, acumulando um dos maiores índices de visualização no mercado.
Grupo O Boticário
Conhecido por suas campanhas inclusivas e focadas no respeito à diversidade, o Grupo O Boticário se destaca pela produção de vídeos impecáveis, que utilizam técnicas de storytelling para engajar o público.
Ambev
Como uma das maiores empresas do Brasil, a Ambev alcançou sucesso com a websérie “No Gogó”, que foi exibida em propagandas no YouTube, em salas de cinema e nas redes sociais, demonstrando uma estratégia de marketing bem-sucedida.
Nike
Internacionalmente reconhecida, a Nike é uma das empresas que mais investe em campanhas e produção de vídeos de alta qualidade. Seus conteúdos audiovisuais não apenas promovem produtos, mas também divulgam um estilo de vida associado à marca.
Airbnb
O Airbnb destaca-se pela forte identidade da marca em suas produções audiovisuais, utilizando depoimentos de membros da plataforma e regionalizando o conteúdo para criar conexões autênticas com os usuários. Um exemplo notável são os vídeos focados no Brasil, que exploram vivências locais para engajar o público.
O conteúdo audiovisual continua a crescer em popularidade por sua eficácia em comunicar de forma objetiva e envolvente. Ele não apenas transmite informações, mas também carrega a dose certa de emoção, criando um impacto positivo e duradouro no público consumidor. À medida que o mercado e as empresas reconhecem a importância de humanizar e estreitar a relação entre vendedor e cliente, o audiovisual se destaca como uma ferramenta essencial.
Com uma ampla gama de formatos disponíveis, como vídeos, podcasts, stories no Instagram e anúncios no YouTube, o audiovisual oferece inúmeras possibilidades para alcançar e engajar diferentes audiências!