5 dicas para montar um portfólio

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Portfólio

O portfólio nada mais é que uma compilação de trabalhos, produções, competências, habilidades, experiências e qualificações que, dessa forma, lhe ajudará no meio profissional em momentos de firmar negócios, se candidatar a empregos e se destacar no ambiente acadêmico. Quando nos desenvolvemos profissionalmente em nossa área, precisamos divulgar nossos projetos para conseguir incorporar oportunidades de trabalho e experiências durante o percurso de nossa trajetória.

No processo de formulação do seu portfólio, é interessante compreender e aplicar alguns conceitos de design, para melhorar a qualidade visual. É importante destacarmos que o portfólio é diferente do currículo, sendo que o primeiro usamos como coletânea de amostras de trabalhos que já realizamos, enquanto o segundo utilizamos para se apresentar para uma empresa, auxiliando os contratantes a conhecer melhor o seu perfil.

Estudantes e profissionais da área de design e outras voltadas à criatividade devem sempre manter um conjunto de trabalhos ou cases prontos para divulgação de sua produção, seja online, em formato PDF e até mesmo impresso, se necessário.

1 – Portfólio físico ou digital

Você pode escolher qual dos dois tipos de portfólio usar, mas para isso, é preciso seguir algumas recomendações. Se você optar pelo físico, esse deverá vir com encadernação, diagramação e um design bem elaborado para facilitar a leitura.

O modelo digital é mais prático pela facilidade de construção e difusão. Ele pode ser feito em uma plataforma digital, como o WordPress, Wix e entre outros, e em PDF. Dessa forma você tem uma gama extensa de possibilidades para cria-lo online, usando e abusando de técnicas de apresentação, design gráfico e até mesmo animações.

De acordo com o site CanalTech, as plataformas mais usadas para a criação de portfólios são o Behance, onde artistas e produtores audiovisuais estão mais presentes, Vimeo, Carbonmade, Journo Portfólio e Wix.

2 – Inclua índices e sumários

De acordo com sua experiência profissional, é interessante você gerenciar seu portfólio pensando em sumários de divisão e organização. Para manter o nível de qualidade, inclua um sumário com todas as suas produções e a indicação da aba ou página certa, isso lhe permite buscar diretamente uma informação solicitada em uma entrevista ou para algum recrutador com interesse no seu trabalho.

3 – Seja claro

Não encha seu portfólio de informações, que por muitas vezes, acabam ficando desconexas, extensas e cansativas. O profissional que análise esse material sabe quais são as informações relevantes e quais não são.

É interessante ser conciso e completo, elaborando uma apresentação de qualidade e extremamente cuidadosa. Lembre-se que é por meio de um portfólio que sua competência para a realização dos trabalhos é avaliada, portanto, ser legível e preciso são características fundamentais para não gerar dúvidas há quem olha seu portfólio.

4 – Use o design ao seu favor

Você pode navegar por diversas construções gráficas na hora de montar o seu portfólio, utilizando grades de cores, imagens e até animações, mas, não se preocupe, não é necessário saber utilizar perfeitamente todas as ferramentas de design gráfico e visual para o seu portfólio. Fique mais atento com a diagramação e estrutura da sua página, deixando-a de forma harmônica. Se você quer produzir um portfólio voltado para filmagens, use importantes termos do audiovisual para conseguir ilustrar da melhor forma os seus trabalhos.

5 – Seja honesto

O portfólio deve refletir os seus valores principais como profissional. É interessante demonstrar conflitos e problemas em um trabalho e mostrar como você conseguiu solucioná-los, já que aspectos com resiliência, força de vontade e estratégia, são relevantes para colocar em seu portfólio. Reúna os trabalhos mais interessantes. Se for o caso, vale a pena fazer um breve relato de como você os desenvolveu. Descreva as dificuldades e desafios enfrentados, além de tudo que o impediu de alcançar os resultados esperados.

Essa também é uma maneira de demonstrar os percalços que a profissão lança em seu caminho e sua desenvoltura diante deles.

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes