Conheça importantes termos do Audiovisual

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Termos do Audiovisual

Com a internet e os serviços de streaming, a possibilidade de consumir conteúdo audiovisual se expandiu.

Com a expansão dos serviços de streaming nos últimos anos, e principalmente com o alavanque do acesso dessas plataformas durante a pandemia, diversas equipes e produtoras passaram a nortear seus objetivos no mercado.

Os vídeos produzidos para IGTV, Reels e Youtube, realizam o papel de transmissão de conhecimento, entretenimento e até mesmo auxilia no tráfego de e-commerce de sites e marcas. E para essa grande mudança, é preciso estar por dentro de alguns termos do audiovisual, independente do seu nicho profissional, a ampliação de conhecimento facilita o networking com diversas pessoas, produtoras, marcas e outros. Por isso, contaremos em um pequeno glossário, alguns pontos cruciais para o entendimento e prática de produções audiovisuais. É importante lembrar que diversas produtoras ao redor do mundo como a MGM e a Universal, atravessaram por mudanças nestes últimos tempos, envolvendo compartilhamento de vídeos, logo e outros.

Background

É um termo importante do audiovisual bastante utilizado. A palavra em português significa “fundo”, e pode ser utilizado para delimitar o cenário da filmagem e para especificar trechos durante a edição de som da produção. No primeiro ponto, o fundo é todo espaço que está determinado na filmagem da câmera. É esse espaço que demonstra o fio da narrativa, ilustrando a linguagem de ambientação de sua história. Porém, quando falamos em edição de áudio, o fundo é qualquer ruído natural ou artificial incluído na gravação.

Diafragma Estabilizador

Em relação ao background dito anteriormente, o diafragma estabilizador é um fator da câmera que irá captar esse espaço determinado, e para isso precisamos entender qual a quantidade de incidência luminosa no ambiente para regular a câmera. Além disso, podem evitar que as imagens captadas fiquem tremidas – e para complementar, o tripé pode também ser considerado um estabilizador de imagem estática.

Movimento de Câmera

Bem no início da criação do cinema, os filmes eram uma arte estática, e essa técnica ainda é utilizada por diversos youtubers. Contudo, hoje existem algumas possibilidades de movimentos de câmera. O Traveling, em que o objeto e a câmera se deslocam ao mesmo tempo; panorâmica, um movimento lento da câmera feito de um lado para o outro; tilt, um movimento lento vertical que apresenta um objeto ou personagem da narrativa de cima para baixo.

Fast Cutting

Essa técnica de edição de vídeo é a predileta dos produtores de conteúdo no Youtube, pois lhe possibilita repassar diversas informações em um curto período de tempo. Consiste principalmente em realizar cortes rápidos e consecutivos de pouca duração, sendo chamado de “edição rápida”.

Mixagem

Essa etapa faz parte do processo de pós-produção, realizada em uma ilha de edição, onde são feitos todos os ajustes e mudanças no som captado durante as gravações. Esse processo combina e melhora o timbre, ajusta o volume, sobrepõe sons, introduz efeitos sonoros especiais, além de outros fatores.

Comece a produzir

Apresentado importantes termos do audiovisual e bastante recorrentes em diversos setores do audiovisual. É uma área muito grande e de vários ramos e especificidades. Envolve pré e pós-produção, exige equipamentos específicos, conhecimentos em iluminação, som, arte, história, entre várias outras peculiaridades.

Conhecer os principais termos do audiovisual traz diversas vantagens e pode fazer a diferença na hora de oferecer os seus serviços

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes