A História do Stop Motion

A História do Stop Motion

O Stop Motion é a técnica mais antiga do cinema e da animação que é usado até hoje na produção cinematográfica. Grandes produções do cinema, entre as mais clássicas, os mais novos e os independentes usam essa técnica a décadas, por exemplo, se você gosta de animações feitas de massinha, como A Noiva Cadáver? Apesar de não parecer, o desenho da Disney usa a mesma técnica: o stop motion.

Usada tanto em desenhos animados quanto em filmes com atores reais, esta técnica é bastante usada no meio cinematográfico e há algumas décadas faz parte da rotina criativa de diversas pessoas ao redor do mundo.

Mas o que é Stop Motion?

Stop Motion, ao pé da letra significa movimento parado, que nada mais é do que uma técnica que trabalha com o chamado quadro a quadro, ou seja, várias fotografias de um mesmo objeto ou pessoa para simular seu movimento. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.

E como isso tudo começou?

O stop motion começou com o ilusionista e mágico George Mélies que gravou um stop motion sem querer enquanto gravava um filme e passou a utilizar a técnica. Posteriormente, ele gravou o famoso filme “Viagem à Lua”, em 1902.

Ao longo do século XX a técnica foi sendo aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda a tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.

Esta técnica foi utilizada na saga Star Wars, do diretor estadunidense George Lucas e revolucionou o cinema com suas habilidades de efeitos especiais usando o Stop Motion. Outro que chamou e ainda chama a atenção pelo uso desta técnica é o também estadunidense Tim Burton que em 1982, Burton criou Vincent, um curta-metragem de terror para crianças todo em Stop Motion.

Mesmo com o cinema digital, o stop motion nunca foi totalmente substituído, assim como, com diversas outras técnicas artísticas, com o surgimento de algumas técnicas mais práticas, permitiu que fosse cada vez mais explorado como uma técnica diferenciada. Hoje, quem produz stop motion, tenta explorar a passagem de quadro a quadro como uma ferramenta e elementos cinematográficos, para comerciais, anúncios de marcas ou promoções, filmes, séries e até vídeo clipes.

Gosta de assistir filmes de stop motion? Comente quais filmes que utilizam esta técnica você mais gostou de assistir.

Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes