Ter uma boa identidade visual tem sido um requisito do mercado e do público, pois faz com que a marca transpareça uma comunicação clara do seu negócio, mostrando seu objetivo e atraindo visibilidade.
É muito importante compreender o valor que uma identidade visual adequada leva para a sua marca e o processo criativo que tem por trás dela. Isso faz com que a sua comunicação seja clara e o seu posicionamento firme.
O que é identidade visual?
A identidade visual é uma representação gráfica daquilo que simboliza uma marca ou um produto, tais como: logotipo, paleta de cores, tipografia, cartão de visita, folders, elementos visuais etc. Pense sempre que o nosso olho é “instruído” a olhar primeiro uma imagem, objeto ou uma cor, e em seguida passa a ver os outros detalhes. Um exemplo muito claro disso é a Apple; só de ver o logo deles (a maçã), você já remete imediatamente ao produto, pois eles possuem um design característico, com um viés minimalista, que transmite no produto algo sofisticado, tecnológico e de valor.
Para que você seja lembrado é necessário que o seu consumidor crie uma relação – um vínculo emocional com a sua marca -, e que no final ele opte sempre pelo seu serviço, e não o do concorrente. E isso vem a partir de uma construção, tanto da parte criativa quanto da estratégica.
Qual a importância para a marca?
A identidade visual traz reconhecimento de marca e agrega valor a ela. Quanto mais presença ela tiver, maior será o share of marketing – o quanto a sua empresa se destaca diante das outras
No Brasil, temos muitas marcas que lançam diversos produtos, em que muitos deles são “parecidos”, o que acaba deixando o mercado saturado e sem uma identidade. Quando isso acontece, você acaba tornando-se mais um e acaba não conseguindo criar uma relação com o consumidor. A identidade tem o poder de trazer estímulos que fazem com que o cliente se sinta acolhido pela conectividade que a sua marca transmite para ele, e assim o faz adquirir o seu produto.
Se paramos para analisar as grandes empresas e a sua comunicação, todas elas conseguem transmitir a sua história e os seus valores. O que você tem que se perguntar é: Qual a história que eu estou contando da minha empresa? Como eu tenho me comunicado visualmente com o público?
Pense sempre no impacto que você quer trazer para o seu público. Sabe o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. A identidade visual da marca é o que vai causar isso, você só precisa saber desenvolvê-la.
As diferenças entre Identidade Visual, Marca e Branding:
Esses três conceitos podem ser um pouco confusos e parecidos, mas estão ligados na mesma temática e com definições diferentes.
Identidade Visual
Comunicação visual da empresa ou produto, que traz elementos, cores, tipografia, logo, ícones, formas e conteúdos que representam o seu negócio.
Marca (Brand no inglês)
É importante fixar que marca não é logotipo, ela é a essência. Está relacionado a uma representação simbólica. Um exemplo de Brand é a Coca-Cola, que não representa apenas refrigerantes, sucos, e outras bebidas, ela representa um estilo de vida feliz e otimista.
Branding
O branding é a gestão da marca e um conjunto de estratégias, alinhadas ao propósito da empresa. Nele contém elementos voltados para a consolidação da marca, envolvendo aspectos do posicionamento e da postura que a empresa leva para os seus clientes.
O seu objetivo é estimular e criar conexões positivas, que atraiam o público desejado.
Nenhuma empresa existe sem identidade, ainda mais nos dias de hoje em que as pessoas costumam comprar produtos ou serviços que façam sentido com seus gostos e estilos de vida, como a Harley Davidson, os consumidores amam o seu produto e confiam na marca, ou seja, a empresa conseguiu transmitir a sua identidade de tal forma para o público, que hoje possui um relacionamento com seus consumidores.
Lembre-se que construir uma identidade visual forte e uma boa comunicação vai além de produzir algo chamativo e artístico, tudo tem que estar alinhado – as estratégias, o branding e o planejamento – são como um conjunto para tornar a sua marca como dominante no mercado e impactar o público.