A psicologia das formas no design de logotipos

A psicologia das formas no design de logotipos

Não é nenhum segredo que uma identidade comercial formidável e o processo de personalização da marca começam com a criação de um bom logotipo de negócios. Criar uma marca pode parecer simples, mas há vários fatores que acompanham um design de logotipo bem-sucedido. Muitas vezes, prestamos muita atenção a alguns dos componentes, como: cores e fontes, mas ignoramos aspectos cruciais, ou seja, as formas que compõem um design.

As formas de um logotipo são os elementos essenciais de qualquer design, já que compõem a base dos ícones, quer pela maneira como eles são combinados ou como a imagem por trás de um logotipo. O cérebro naturalmente diferencia as formas e as memoriza com facilidade, como uma maneira de aprender coisas novas.

Quadrados, círculos, e triângulos são as bases do design gráfico, por isso é crucial que você explore-os a fundo já que às vezes suas aplicações são menos óbvias do que você imagina. A compreensão dessas formas fica ainda mais importante ao levar em conta que designs simples superam os complexos e não à toa o minimalismo ser a maior tendência de logos, então dominar essas formas te ajudará a fazer muito mais com menos.

Quando você constrói um design, a forma do logotipo pode ajudar a criar conexões emocionais e psicológicas mais claras entre a sua marca e os consumidores. Assim, é importante entender o que cada forma diz sobre a sua marca e compreender como você pode efetivamente incorporá-la no seu design.

Logotipos Arredondados

Os objetos arredondados têm como principal característica serem aproximáveis, te convidando a tocá-los e a interagir com eles.

A Psicologia dos Círculos

O segredo do círculo está em sua unidade: eles são perfeitamente fechados em si mesmos, como se a própria forma se bastasse, por isso ela passa a sensação de união, consistência, e estabilidade.

Já as formas arredondas visam baixar sua guarda e te fazer se sentir seguro, e para isso inclusive vale um exercício mental: se imagine apertando essa bolinha do Instagram e aquela versão ”quadradona”.

Logotipos Quadrados

Os quadros e retângulos são reconhecidos pela resistência e estabilidade, afinal, são o formato de todos os pacotes de entrega do mundo!

A Psicologia dos Quadrados

Pense em quantas coisas que requerem estabilidade, são as famosas quadradas, seja a sua casa, uma caixa da entrega, um transporte para animais, ou mesmo uma bela embalagem.

A base sólida das formas retangulares com seus lados perfeitamente simétricos dão a ideia de algo seguro e imutável, sendo o arquétipo de logo ideal para quem quer transmitir essa resistência / estabilidade preceitos da marca.

Logotipos Triangulares

O triângulo é a mais dinâmica das formas: só aqui encima você viu três logos com significados completamente diferentes — isso sem contar o do Anthrax abaixo, que é todo triangular sem sequer deixar isso claro à primeira vista.

A Psicologia dos Triângulos

Você já deve ter percebido que o significado do triângulo só depende do que você fará com ele, sendo o único consenso sobre eles o dinamismo que vai desde o movimento até a agressividade, não necessariamente no sentido ruim da palavra, ou sejaos triângulos são ideais para marcas mais ativas e cheias de atitude!

A utilização de formas no design do seu logotipo

Aproveitar a psicologia das formas nos logotipos vai além de simplesmente encher o seu design com formas que você acha que combinam com a sua marca. Antes de iniciar um novo projeto de design, o primeiro passo deve ser considerar os valores da sua marca e as características mais relevantes. Depois de anotar tudo isso, é importante considerar não apenas as formas que melhor representam esses atributos, mas também como elas podem ser combinadas para criar algo que seja superior à soma de suas partes.

Você pode inclusive usar os conceitos da teoria da Gestalt, criada por psicólogos alemães, que afirma que as pessoas tendem a ver coleções de formas e objetos como um todo unificado em vez de partes individuais. Espirais e quadrados podem, cada um, transmitir algo importante sobre a sua empresa, mas podem não parecer coesos quando colados juntos na página.

Embora formas muito diferentes possam comunicar valores específicos, é sempre mais importante ter um design de logotipo com boa fluidez. Assim, mesclar formas díspares, mesmo que sejam individualmente úteis, pode mais prejudicar do que ajudar a construir um logotipo harmonioso.

A dica final é que você pense seus logos além das formas óbvias: o logo da Disney não tem um círculo, mas continua sendo redondo, por exemplo. Já o logo da Anthrax não tem nenhum triângulo, mas suas apontas o tornam triangular e sem elas, seria retangular.



Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes