Chroma Key ou Tela Verde: O passo a passo para usá-lo com sucesso

Uso do Chroma Key

Você provavelmente já ouviu falar do Chroma Key, usado nos estúdios para criar grandes efeitos especiais e cenários em filmes, apesar de parecer um artigo de luxo utilizado apenas em superproduções como no filme: “Alice no País das Maravilhas” ou a série: “The Walking Dead”, é uma ferramenta muito simples e pode salvar seus vídeos, principalmente caso você não disponha de muitas opções de cenário ou queira fazer algumas coisas interativas e diferentes.

Chroma Key no filme Alice no país das Maravilhas

Segundo um estudo intitulado The State of Video Marketing 2017, feito pela Wyzowlo uso de vídeos como estratégia de conteúdo aumentou 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico, e,  criou um grande aliado para produtoras e empresas aprimorarem seus vídeos. O famoso fundo verde abre um mundo de possibilidades para a produção de vídeos.

O que é o Chroma Key?

Chroma Key é uma técnica que consiste em colocar uma imagem sobre a outra por meio do anulamento de uma cor sólida pré-definida. Ela é usada em vídeos que se deseja substituir o fundo por alguma outra imagem, estática ou em movimento, ou seja, caso esteja gravando em um estúdio e queira substituir suas paredes por um cenário urbano.  

Em produções mais simples ou caseiras, o Chroma Key é uma excelente forma de deixá-los visualmente mais atrativos. Com essa técnica você pode substituir uma parede colorida por um cenário de sua preferência.

Em que casos devo usar o Chroma Key?

  • Previsões do tempo de telejornais
  • Bancadas de programas televisivos
  • Filmes e séries
  • Vídeos institucionais
  • EAD
  • TV Corporativa

Como usar?

O primeiro passo antes de produzir um conteúdo com Chroma Key é idealizar e planejar o seu desenvolvimento. Assim, determine qual imagem ou cenário será utilizado para substituir o fundo que você já tem. Além disso: existe alguma cor que predomine nos objetos e pessoas? Existe alguma cor predominante na imagem final que você irá inserir ao fundo colorido? Esses detalhes são muito importantes quando pensamos em como funciona o Chroma Key. 

Se você já entendeu como funciona o Chroma Key e os pontos de atenção para o seu uso, agora é a hora de instalar o seu fundo. Aqui, é preciso que ele esteja preenchido de forma sólida, seja de maneira fixa através de tinturas, ou removível por meio de tecidos.

Escolhendo a cor para o fundo: Nas gravações você pode usar qualquer cor como o fundo sólido que será substituído, as mais comuns são o azul, ou verde, e, vermelho como a menos utilizada:

Verde: Ele é o mais usado por normalmente existirem menos objetos verdes nas filmagens, que poderiam se misturar com o fundo e sumir na edição.

Azul: Muito usado quando há algum objeto verde na cena que não pode sumir e em produções menores e caseiras, afinal, ninguém quer ficar verde em uma filmagem, parecendo o Hulk.

Vermelho: trata-se da menos utilizada por se tratar de uma cor presente na pele e até cabelo de algumas pessoas. Assim, é melhor evitá-la caso sua produção envolva atores.

Quem decide qual dessas cores será utilizada é você e nessa hora vale levar algumas questões em conta, frequentemente, a cor do fundo irá refletir um pouco nos objetos de cena, gerando uma espécie de contraluz colorida, sendo assim, é muito mais aceitável que ela seja de uma cor próxima à da imagem.

Na prática, você só precisa de um bom planejamento, escolher com cuidado a cor do fundo que será substituído, caprichar na filmagem, além de usar um programa de software para edição de vídeos que suporte o efeito Chroma Key para fazer a anulação de cores que é a base da técnica. Existem diversas opções de programas que permitem essa categoria de edição e elas vão desde as mais simples, como  Windows Movie Maker, até as mais complexas, como o Adobe After Efects e o Final Cut

A iluminação é um grande agravante na hora de filmar para fazer o recorte, a principal regra é: cuidado com a iluminação, filmagens com sombras ou diferenças de iluminação no fundo, podem acabar comprometendo todo o seu trabalho e dificultando a etapa de edição, garanta que sua luz está uniforme e bem-feita e evite problemas

Pronto! Trabalho feito, é hora de compartilhar seu vídeo com o mundo!

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes