Você provavelmente já ouviu falar do Chroma Key, usado nos estúdios para criar grandes efeitos especiais e cenários em filmes, apesar de parecer um artigo de luxo utilizado apenas em superproduções como no filme: “Alice no País das Maravilhas” ou a série: “The Walking Dead”, é uma ferramenta muito simples e pode salvar seus vídeos, principalmente caso você não disponha de muitas opções de cenário ou queira fazer algumas coisas interativas e diferentes.
Segundo um estudo intitulado The State of Video Marketing 2017, feito pela Wyzowl, o uso de vídeos como estratégia de conteúdo aumentou 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico, e, criou um grande aliado para produtoras e empresas aprimorarem seus vídeos. O famoso fundo verde abre um mundo de possibilidades para a produção de vídeos.
O que é o Chroma Key?
Chroma Key é uma técnica que consiste em colocar uma imagem sobre a outra por meio do anulamento de uma cor sólida pré-definida. Ela é usada em vídeos que se deseja substituir o fundo por alguma outra imagem, estática ou em movimento, ou seja, caso esteja gravando em um estúdio e queira substituir suas paredes por um cenário urbano.
Em produções mais simples ou caseiras, o Chroma Key é uma excelente forma de deixá-los visualmente mais atrativos. Com essa técnica você pode substituir uma parede colorida por um cenário de sua preferência.
Em que casos devo usar o Chroma Key?
- Previsões do tempo de telejornais
- Bancadas de programas televisivos
- Filmes e séries
- Vídeos institucionais
- EAD
- TV Corporativa
Como usar?
O primeiro passo antes de produzir um conteúdo com Chroma Key é idealizar e planejar o seu desenvolvimento. Assim, determine qual imagem ou cenário será utilizado para substituir o fundo que você já tem. Além disso: existe alguma cor que predomine nos objetos e pessoas? Existe alguma cor predominante na imagem final que você irá inserir ao fundo colorido? Esses detalhes são muito importantes quando pensamos em como funciona o Chroma Key.
Se você já entendeu como funciona o Chroma Key e os pontos de atenção para o seu uso, agora é a hora de instalar o seu fundo. Aqui, é preciso que ele esteja preenchido de forma sólida, seja de maneira fixa através de tinturas, ou removível por meio de tecidos.
Escolhendo a cor para o fundo: Nas gravações você pode usar qualquer cor como o fundo sólido que será substituído, as mais comuns são o azul, ou verde, e, vermelho como a menos utilizada:
Verde: Ele é o mais usado por normalmente existirem menos objetos verdes nas filmagens, que poderiam se misturar com o fundo e sumir na edição.
Azul: Muito usado quando há algum objeto verde na cena que não pode sumir e em produções menores e caseiras, afinal, ninguém quer ficar verde em uma filmagem, parecendo o Hulk.
Vermelho: trata-se da menos utilizada por se tratar de uma cor presente na pele e até cabelo de algumas pessoas. Assim, é melhor evitá-la caso sua produção envolva atores.
Quem decide qual dessas cores será utilizada é você e nessa hora vale levar algumas questões em conta, frequentemente, a cor do fundo irá refletir um pouco nos objetos de cena, gerando uma espécie de contraluz colorida, sendo assim, é muito mais aceitável que ela seja de uma cor próxima à da imagem.
Na prática, você só precisa de um bom planejamento, escolher com cuidado a cor do fundo que será substituído, caprichar na filmagem, além de usar um programa de software para edição de vídeos que suporte o efeito Chroma Key para fazer a anulação de cores que é a base da técnica. Existem diversas opções de programas que permitem essa categoria de edição e elas vão desde as mais simples, como Windows Movie Maker, até as mais complexas, como o Adobe After Efects e o Final Cut.
A iluminação é um grande agravante na hora de filmar para fazer o recorte, a principal regra é: cuidado com a iluminação, filmagens com sombras ou diferenças de iluminação no fundo, podem acabar comprometendo todo o seu trabalho e dificultando a etapa de edição, garanta que sua luz está uniforme e bem-feita e evite problemas
Pronto! Trabalho feito, é hora de compartilhar seu vídeo com o mundo!