Áreas do Audiovisual para atuar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Audiovisual

O setor de produção audiovisual brasileiro vem crescendo cada vez mais. Esse é um campo bem amplo e que ainda está em expansão. O segmento passou por diversas transformações, e atraiu muitos profissionais especializados, com intuito de fomentar o investimento nacional e a qualidade das obras nacionais.

A Lei Federal 12.485/2011 ajudou bastante no crescimento desse setor, estipulando o cumprimento de cotas das obras audiovisuais brasileiras na programação dos canais de TV aberta, e por assinatura.

Contudo, um levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), desvendou que a agência teria cometido pedaladas ao usar saldos remanescentes para lançar novas ações ao invés de cobrir o déficit. Além disso, o cenário audiovisual após a eleição do então Presidente da República, Jair Bolsonaro, colaborou com o desmantelamento de órgãos e instituições audiovisuais, por meio de uma enorme bancada parlamentar composta por setores pentecostais e da extrema direita, que há anos insistem que os mecanismos de fomento à cultura no Brasil estão ligados ao “marxismo cultural”, que ameaçam os “bons costumes da família brasileira.

Problemas à parte, a indústria fílmica no Brasil acabou recebendo um singelo aumento no segundo semestre de 2021, abrindo caminhos para se colocar em prática novas produções audiovisuais. E como falamos anteriormente, o audiovisual ainda é uma área de grande potencial, e por isso, queremos te contar um pouco mais sobre algumas áreas que você pode atuar. 

Cenografia

O nome já diz com o que você vai trabalhar, será o profissional que vai se preocupar com o cenário no qual o projeto será gravado, criando a ambientação correta para a gravação.

Cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários para produções como shows, peças de teatro, filmes, novelas e diversos outros eventos. Uma de suas funções é supervisionar toda a montagem de todos os ambientes da produção, ele trabalha diretamente com o diretor e com o produtor do projeto, atendendo toda a necessidade do roteiro para projetar algo que condiz com script.

Roteiro

O roteirista é a base do projeto, pois todos os outros profissionais vão se basear no roteiro.

Ele vai criar ou adaptar histórias para a realização de uma produção audiovisual de qualquer tipo: filmes, séries, novelas-documentários, videoclipes e entre outros.

Direção de Fotografia

Esse profissional vai criar a parte visual do filme e se encarrega de traduzir para a tela o que está escrito no roteiro, portanto, ele é responsável por criar as cenas e os enquadramentos, destacando os aspectos do cenário e das cores que devem ser vistas pelo espectador.

Deve ajudar também na escolha de equipamentos e na hora das gravações, trabalhando em conjunto com o time de iluminação.

Iluminação

Os técnicos de iluminação estão presentes em todos os projetos audiovisuais e sem eles as coisas não seriam iguais.

Como o nome já diz ele é responsável por toda a iluminação do local, além dos equipamentos e posicionamentos. O objetivo é iluminar da melhor forma possível para chegar ao efeito buscado pelo projeto/cena.

Montagem

A equipe de montagem é responsável por organizar as cenas, ela vai trabalhar de acordo com o que roteiro quer, colocando tudo em ordem para que faça sentido. Por exemplo, na maioria dos filmes as cenas não são gravadas em ordem cronológica, portanto, é trabalho do montador colocar isso em ordem.

Animação

Quem trabalha nessa área pode tanto animar desenhos, como esses que passam na TV, como também animar imagens para propagandas, anúncios, entre outros.

Em um curso de audiovisual há uma base de animação para os alunos, claro que se você quer seguir nessa área, é preciso se aprofundar e estudar mais, seja com cursos técnicos ou outras graduações.

Captação de Som

Caso queira entrar para essa área de captação de som, você será responsável pela acústica do local, escolhendo os melhores equipamentos para aquela gravação e para a captação. Ela pode ser tanto para vídeos quanto para projetos de estritamente sonoros.

Editor

Esse profissional é responsável pela edição do material, dos cortes, alinhar a trilha e efeitos sonoros, quando for necessário. Ele trabalha junto com o pessoal da montagem.

Produção

A produção é extremamente importante em um projeto audiovisual, tendo a função de fazer o projeto funcionar, para isso, o produtor contrata os profissionais, a locação do espaço, e coloca para funcionar o projeto. Não é uma área de muita criação, mas sem a produção, um projeto audiovisual não funcionaria.

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes