Como analisar as métricas do Instagram?

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O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, contabilizando cerca de 95 milhões de usuários ativos. Quando desejamos expandir nossos projetos e aumentar o nosso reconhecimento, a opção de conta profissional nos apresenta de maneira detalhada as métricas do Instagram.

Quando entendemos o funcionamento e a dinâmica das métricas do Instagram, temos a capacidade de gerenciar e engajar da melhor forma o púbico no qual desejamos atingir. O marketing digital, área da comunicação estratégica, é um dos principais ramos de trabalho que administra e entende perfeitamente das métricas do Instagram.

Para que devo aprender sobre as métricas do Instagram?

O principal objetivo em dominar as métricas do Instagram é para você conseguir vender com êxito o seu produto ou serviço, e claro, não basta somente ter uma conta no Instagram e pronto, você precisa de gestão, supervisão e análise de métricas para ser bem-sucedido na rede social.

Nesse processo você precisa realizar um mapeamento dos seus objetivos e do seu público, adequando a linguagem e o tipo de conteúdo que você for veicular no Instagram. Desse modo, você conseguirá entender se a maneira na qual você se comunica é assertiva e apresenta bons resultados.

E sendo assim, para colocar a mão na massa usando as métricas do Instagram, o usuário deve criar um perfil profissional (comercial ou de negócios) para explorar as ferramentas.

Agora, vamos te apresentar algumas das principais métricas do Instagram

Visitas ao perfil

É considerada uma das métricas mais fáceis de acessar, ficando bem visível na sua página. Como o nome já diz, esse dado apresenta a quantidade de usuários que visitaram o seu perfil de um período de tempo — e claro, o bom dessa ferramente é a utilização dela como comparativo na avaliação de suas estratégias de marketing digital.

Alcance

O alcance é a ferramenta que mostra o número de visitantes únicos que visualizaram sua postagem, contribuindo para conseguirmos analisar a taxa de crescimento do seu perfil.

Impressões

Nesta parte estamos falando diretamente da qualidade do seu conteúdo, ou seja, as impressões são o número total de visualizações do seu post. Se algum usuário viu mais de uma vez a sua publicação, com certeza o número de impressões será maior.

Interações

Neste tópico estamos falando na taxa de engajamento do público com seu perfil. Nesse quesito, é considerado a quantidade de comentários, curtidas e salvamento de publicações.

Compartilhamentos

Esta parte está relacionada com o nível de interação dos seus seguidores perante a sua página. Já pensou que este tópico é de extrema importância para o crescimento da sua página? Nele você consegue notar a quantidade de pessoas que gostaram do seu conteúdo e até compartilharam ele com outras pessoas. Para obter esse número, basta escolher qual publicação você pretende monitorar, clicar em “Ver informações” e procurar qual é o número mostrado no ícone do ‘aviãozinho’ de papel.

Cliques no Site

Você consegue monitorar como o seu perfil ajuda a gerar tráfego para o seu blog, site, YouTube ou loja virtual. Dessa forma, essa métrica do Instagram permite que você veja a quantidade de cliques no link que está disponível na bio.

As métricas do Instagram ajudam a expandir o seu negócio

O principal objetivo de se aprender sobre as métricas é impulsionem sua carreira no Instagram, tanto que existem até cursos especializados em métricas, como conta André Maranhão, do time de parcerias da Meta para o Portal Bola Vip: “Pensamos nessa série de vídeos como um conteúdo educacional para que criadores de conteúdo – e usuários em geral – se atualizem sobre as ferramentas lançadas recentemente pelo Instagram para criar e compartilhar conteúdo, e também para dividir melhores práticas para se expressar e se aproximar do seu público“.

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