Na década de 1970 a palavra “memes” surgiu em um estudo do cientista Richard Dawkins, em seu livro intitulado “O Gene Egoísta”. De acordo com o cientista, o termo estaria ligado a uma informação ou ideia que se dissemina rapidamente. Fazendo uma comparação com a genética, podemos definir o meme como um gene social, algo que se multiplica em grande velocidade.
No ambiente digital é comum confundirmos conteúdos virais e memes, sendo que o primeiro é algo intacto que viraliza nas redes sociais, e o meme é algo que vai se modificando e se adaptando para cada momento ou acontecimento do cotidiano. Dessa forma, o meme pode sim ser usado como estratégia de marketing digital, já que podemos apropriá-lo para cada circunstância, com algumas pitadas de criatividade, engajamento e no momento certo de utilizá-lo.
Memes no Marketing Digital
Para conseguirmos criar um meme ou apropriá-lo para as estratégias de sua empresa ou marca, devemos, antes de mais nada, criar uma conexão próxima entre a marca e o consumidor. Ou seja, trabalhar na comunicação de informações, visões e valores da marca da forma mais informal possível, para o público sentir uma certa intimidade.
Essa aproximação é feita em muitos momentos através da utilização de memes, criando um ambiente de descontração no ambiente digital. Importante lembrar de ficar atento, pois, como dissemos anteriormente, os memes são ferramentas que se alteram em determinadas circunstâncias, assim sua estratégia precisa estar preparada para possíveis alterações também.
Para montar sua estratégia com memes, avalie se a linguagem utilizada cabe no contexto da marca. Por exemplo, se você presta algum serviço de marketing digital para uma clínica médica, a utilização do meme deve ser feita de forma bem comedida e não em momentos que são tratados assuntos de maior seriedade. Preste atenção também no posicionamento de sua marca e faça o mapeamento de seu público, pois em alguns casos, o meme que é algo engraçado e talvez considerado “jovem”, se for usado por alguma marca mais “adulta”, pode até afastar alguns consumidores.
E claro, tenha cuidado com o timing, ou seja, o momento certo de utilizar um meme. Afinal, sabemos que essas publicações surgem e desaparecem rapidamente, por isso, o ideal é aproveitar a onda de memes e de engajamento. Além disso, utilizar um meme antigo ou já em desuso, pode te fazer parecer aquele “tio do pavê”.
Como trabalhar com Memes
Já que o meme é usado para descontrair os consumidores, tome cuidado para não lotar o seu feed de memes, não faça deles o pilar principal do seu tráfego online. Dê atenção aos conteúdos relevantes de sua marca e fique esperto para possíveis brechas onde os memes possam ser realmente benéficos.
Após a publicação de um meme, analise as métricas e veja se realmente a estratégia trouxe ganhos. Acompanhe a taxa de engajamento, a performance do conteúdo e verifique também o crescimento de acessos nas redes sociais vindos por ele.
Por último, cuidado com o cancelamento. Pesquise e estude a história que está por trás do meme antes de associá-lo a sua empresa. Confira para ver se não há nenhum comentário negativo que possa gerar dupla interpretação dos usuários, pois os memes podem comprometer o futuro da marca.
Os memes se tornaram uma espécie de linguagem universal da internet, penetrando em todos os aspectos de nossa vida digital e até mesmo se enraizando na cultura popular. Portanto, entender o poder dos memes é uma oportunidade para as marcas se conectarem de forma mais autêntica e divertida com seu público-alvo.
Ao incorporar elementos de humor e criatividade em suas estratégias de conteúdo, as marcas podem não apenas atrair a atenção de uma audiência cada vez mais saturada de informações, mas também construir laços mais fortes e duradouros com os consumidores. Em essência, aprender com os memes é reconhecer a importância da personalidade e da humanidade em uma estratégia de marca eficaz.