Como Branding se relaciona com a diversidade?

Como Branding se relaciona com a diversidade?

O Brasil construiu-se por influência de diversos povos e isso nos torna um dos países mais multiculturais do mundo. Lidar com a diversidade pode parecer simples, entretanto, há grandes obstáculos em relação ao respeito e à inclusão.

O lado bom dessa história é que a diferença entre as pessoas nunca foi um tema tão discutido e valorizado como nos dias atuais.

Isso tem um grande impacto no modo como as empresas têm se promovido e como vem trabalhando o conceito de branding.

A valorização da diferença entre as pessoas faz com que não sejamos definidos pela nossa religião, gênero, orientação sexual ou limitações físicas, mas sim por nossas habilidades, competências e atitudes.

As pessoas possuem histórias, ideias, estilos de vida diferentes e, juntas, tem-se um grande aliado no estímulo a uma comunicação mais ampla, à empatia e à inovação.

As pautas crescentes em relação à diversidade fizeram com que grupos que antes eram ignorados, hoje estejam em evidência. A luta em prol da pluralidade entre as pessoas, somado à mudança na postura do consumidor, fez com que muitas empresas redefinirem seus valores e reinventaram sua cultura organizacional, de modo que consigam se inserir a um novo ambiente de mercado.

A busca por ampliar a representatividade fez com que crescessem campanhas publicitárias com a presença de modelos negros, lésbicas ou trans, por exemplo.

Esses grupos não eram considerados na promoção das marcas e os comerciais não se distinguiam quanto a isso, exibindo em massa de personagens de pele branca, cis ou heterossexuais.

Hoje percebe-se uma mudança quanto a isso. Cada vez mais as empresas têm investido na diversificação dos rostos que associam a sua marca, incluindo diversidade de etnias, gêneros e sexualidades.

Exemplo do uso da diversidade em campanhas institucionais

Essa transformação na sociedade também faz com que as empresas fiquem ligadas a acontecimentos que possam oferecer oportunidade para elas reafirmarem seus valores e seu posicionamento no mercado.

Em abril deste ano foi ordenado o fim da divulgação do comercial do Banco do Brasil que tratava de diversidade. A produção era direcionada ao público jovem e contava com pessoas variadas, incluindo negros, pessoas tatuadas, além de uma transexual. 

O assunto repercutiu e falou-se muito sobre inclusão e pluralidade. Diante disso, a marca de fast-food Burger King publicou, em suas redes sociais, um anúncio que recrutava pessoas para participar de uma campanha publicitária.

A condição era que essas pessoas tivessem “participado de um comercial que tenha sido vetado e censurado”, em clara ironia à atitude dos responsáveis pela censura.

Essa atitude da marca reforçou os seus valores voltados à diversidade. A empresa enxergou um momento propício para validar a sua essência e deixou claro que está engajada com a pauta da representatividade em reflexo a uma sociedade cada vez mais plural.

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