4 passos para uma identidade visual eficaz

Pesquisa e criação da identidade visual.

A identidade visual é um conjunto de elementos visuais criados a partir de recursos gráficos que, de forma interligada, idealiza uma ideia, um nome, um serviço, e uma empresa.

Pensando mais a fundo, podemos criar um guarda-chuva de ideias que podem acoplar outros setores, como por exemplo, slogan, tipografia, embalagens e divulgação. Sendo assim, a identidade visual é o marco zero de uma empresa ou negócio que deseja ter seu nome lembrado no mercado. Entretanto, caso os elementos formadores da identidade visual forem fracos, o público não dará importância ou relevância para a sua marca.

Qual a importância da identidade visual?

Um grande exemplo da importância da identidade visual é notado no logo da Starbucks, por exemplo. A marca estadunidense estava atravessando um período forte de recessão econômica com perda significativa do número de clientes. A partir desse contexto, a marca passou a explorar novos conceitos e produtos, chegando a vender camisetas, canecas e sorvetes. A equipe criativa também passou a adotar um novo rearranjo visual, excluindo a palavra coffe, repaginando embalagens e site. O resultado? Um aumento progressivo nas vendas e superávit trimestral de expansão no mercado.

Mudança gradual na formulação da identidade visual da marca de café Starbucks.

Deu para compreender um pouco melhor a importância da identidade visual? Agora, vamos seguir 4 etapas para a criação de uma identidade visual eficaz e robusta.

Conheça o público

A pesquisa de mercado consumidor é um dos pontos mais importantes do seu pré-projeto. Nessa etapa, são levados em consideração alguns fatores norteadores de pesquisa, como, por exemplo: comportamento, características, segmentação de nichos e comunicação assertiva.

Nesta pesquisa é importante você mapear todos esses fatores para que, a partir da criação da identidade visual, você consiga estabelecer uma comunicação direta com o seu público-alvo – sabendo a linguagem adequada, seus estímulos, necessidades ou desejos e comportamentos.

Posicionamento institucional e digital

O posicionamento da marca tem a capacidade de apresentar a missão e valores do qual a empresa deseja transmitir. A segmentação desse processo também indica o público-alvo, o produto, preço e praça –termo do ramo publicitário para indicar espaço de atuação da empresa.

Após a realização dos primeiros passos, sua missão é estabelecer o seu posicionamento econômico, pensando em algumas perguntas:

  • O produto competirá no mercado?
  • Qual o diferencial do produto?
  • Qual o melhor custo benefício para quem escolhe o meu produto?

Este processo contribuí para a definição de como a sua empresa desejar sem representada no mercado.

Definição do nome

A escolha do nome da marca é, talvez, uma das etapas mais importantes do processo. O ideal é escolher um nome curto, pequeno, de conotação positiva e sonoro. Se pensarmos no uso de palavras estrangeiras e sonoras para a criação do nome de marcas de grife, por exemplo, a sonoridade das palavras Dior ou Versace, remetem à um estado de luxúria e maturidade. Já o uso de diminutivos funciona bem para o público infantil, por exemplo.

Nessa etapa será avaliado o uso de slogan ou assinatura explicativa da marca.

Elabore sua identidade visual

Chegamos no momento em que você já deve ter escolhido a personalidade da sua marca, né? Que visão imagética ela deve transmitir? Pode ser urbana, praiana, luxuosa ou vintage?

Para isso, a identidade visual deverá unir a personalidade e poder apelativo direcionado ao público no intuito de gerar identificação. E, claro, como já vimos anteriormente, a identidade visual reunirá um leque de elementos visuais e gráficos, como paleta de cores, tipologia, grafismo e entre outros.

As letras, cores e elementos gráficos também transmitem a personalidade da marca, não se esqueça disso! Já imaginou oferecer um serviço de imóveis utilizando uma letra gótica, por exemplo? Não ia dar certo, né?

Existe algum exemplo que junte esses fatores com a identidade visual?

A resposta é sim! Podemos usar de exemplo do QuintoAndar, empresa do ramo imobiliário que, com a ideia de transmitir um tom acolhedor e universal, apresenta uma identidade “de portas abertas”, com a participação de histórias reais, como a produção do álbum Clube da Esquina, do cantor Milton Nascimento.

O cantor Milton Nascimento participa da nova criação da identidade visual do QuintoAndar.

O QuintoAndar também acompanhou as mudanças vividas na pandemia de Covid-19, remodelando o seu site e adicionando abas de buscas de imóveis com o setor ‘home-office’, acessibilidade e área verde. A empresa percebeu a mudança nos anseios e desejos das pessoas nestes dois últimos anos.

De acordo com o Portal Meio & Mensagem:

“O mercado sempre focou no lado mais burocrático, agora temos a oportunidade de trazer uma nova lente. Entendemos também que encontrar uma casa tem que ser uma experiência prazerosa.”

E aí, consegui entender a importância da identidade visual para a sua marca?

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