Como os memes da Turma da Mônica os deixaram mais famosos?

Como os memes da Turma da Mônica os deixaram mais famosos?

Os memes da Turma da Mônica os deixaram mais famosos entre a nova geração pelas aparições contínuas dentro das redes sociais e até por meio das figurinhas do WhatsApp. A personagem criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, em 1963 ainda é parte da infância! Um exemplo disso é a famosa figurinha da “Mônica debochada”.

Completando hoje seus 87 anos, Mauricio de Sousa e sua turminha de 59 anos de existência, são dos mais amados do Brasil! E seguem como um dos maiores vínculos com a interatividade e diversão para todas as idades!

Em 1959, Mauricio de Sousa convenceu o editor da Folha da Manhã a publicar uma tirinha vertical semanal e a partir daí, trocou a máquina de escrever pela prancheta. Nessa época, nasceram seus primeiros personagens: o cãozinho “Bidu” e seu dono “Franjinha”.

As tirinhas se tornaram um sucesso e passaram a ser republicadas em mais de cem jornais do país.

Em 1963 começou a desenhar para o caderno infantil da Folha de S. Paulo e sua carreira deslanchou. O alcance da “Folhinha” transformou seus personagens em estrelas nacionais.

Hoje, mais de 100 indústrias nacionais e internacionais produzem aproximadamente 2.500 itens licenciados com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, animação, filmes, além das revistas e livros. Os memes não ficaram para trás nessa jornada de crescimento, produção e reprodução.

Atualmente, com a globalização e a internet cada vez mais inserida na vida dos jovens, podemos perceber como histórias que percorreram a vida de todas as gerações e ainda causam impacto em pré-adolescentes que buscam nas redes sociais uma fuga da realidade e querem tirar daquele ambiente boas risadas. Dessa forma, surgiram os memes. Essa bolha das redes sociais é como se fosse uma tribo, onde quem faz parte, entende determinada linguagem, apenas quem está vive nesse contexto vai entender uma frase ou imagem.

Com certeza, em algum momento, você enviou ou recebeu o famigerado meme da Mônica. A imagem, que rodou a internet, mostra a principal personagem de Mauricio de Sousa mexendo em um computador, com a palavra “ata” em sua tela. O meme teve inúmeras reproduções, mas a internet foi à loucura quando Mônica Sousa, filha de Mauricio de Sousa, imitou a capa de um gibi da Mônica, transformada na web, e escreveu “ata” na tela de seu computador. Além desse meme, vários outros foram se desdobrando, a imagem viralizou com várias outras frases e até países, com memes da Mônica até em japonês.

Mas foi graças a um Twitter, que o mistério foi revelado. Uma fã da turminha encontrou em sua estante o gibi original, com a capa em questão. A foto está no Almanaque da Mônica de número 102, publicado pela Editora Globo, no ano de 2004. A diferença, claro, é que, em vez do irônico “ata” surgindo na tela, estão os desenhos de outros personagens conhecidos da Turma, como Chico Bento, Cebolinha e Cascão.

Nas redes sociais, é a resposta favorita de quem não se interessa, desconfia ou desdenha de alguma notícia, frase e até promessas de Ano-Novo. Sim, “ata” é uma variação de “ah, tá”, e no mundo dos famosos há muita notícia que merece um “ata” da Mônica!

O legado de Mauricio de Sousa vai muito além de suas histórias que fazem parte da infância das crianças brasileiras, o patrimônio da Turma da Monica conseguiu ultrapassar fronteiras, idiomas e hoje faz parte da cultura pop. Aliás, quem aí não lembra de ter lido algum gibi e ter criado uma conexão com os personagens?

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes