Comunidade de marca para as empresas

Comunidade de marca para as empresas

O consumo é um fator fundamental na construção de identidades e comunidades de marca. Nesse processo, a marca tornou-se signo, ou seja, um significado cultural e identitário que une e auxilia o encontro de pessoas com alto grau de compatibilidade.

Concomitantemente, no início no século XXI, o aprimoramento das tecnologias digitais proporcionou a elaboração de ambientes digitais onde diversas pessoas poderiam interagir entre si e debruçarem seus anseios e desejos ao redor de temas atrativos. A depender de uma análise mais detalhada, podemos notar que a marca pode ser considerada como modeladora e mediadora de diferentes identidades e sociabilidades que envolvem o consumo de produtos e serviços de uma empresa.

Entendendo as comunidades de marca

A comunidade da marca podem ser uma ferramenta de marketing interessante, especialmente nas redes sociais. É possível que às empresas interajam e conheçam melhor os seus consumidores e, por outro lado, estes têm liberdade para partilhar as suas experiências. Para evitar que as organizações se sintam inseguras neste contexto é importante que compreendam quais os benefícios procurados pelos consumidores e qual o impacto na satisfação e na lealdade.

Os avanços tecnológicos permitiram a ligação de pessoas, independentemente de se encontrarem em espaços geográficos distintos. A Internet é uma das ferramentas que contribui para essa comunicação global. Podemos associar esse processo ao fenômeno da globalização e, além disso, existe outro fator que facilita às organizações no ato de conhecer os seus consumidores dispersos pelo globo: as redes sociais.

Por outro lado, os consumidores se beneficiam com as redes sociais, enquanto lhes é possível obter uma maior quantidade de informação sobre as marcas.

Conforme o escritor e pesquisador Kaplan, os Social Networking Sites, mais conhecido como redes sociais, definem-se como aplicações baseadas na Web que permitem aos indivíduos contactar, comunicar e colaborar com os outros através de perfis individuais e que possibilitam ainda, aos
utilizadores, partilhar informação e juntarem-se a redes, baseadas na localização ou no interesse em comum.

Os desafios atuais das comunidades de marca

As empresas já perceberam a relevância crescente da Internet e dos consumidores que estão ativos em comunidades online, pois, atualmente, existe um grande número de páginas e outros formatos online para partilhar ideias, construir comunidades e comunicar com outros compradores.

Além disso, a responsabilidade moral é um elemento fundamental nas comunidades, e é este elemento que leva alguns membros da comunidade a ajudar outros no consumo da marca, através da partilha de informação sobre os produtos e serviços.

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