O podcast é um material entregue na forma de áudio, se assemelhando bastante com um rádio, porém, a única diferença é que o produto fica disponível integralmente em plataformas chamadas de “streaming”. Não é uma plataforma de programas ao vivo, mesmo estando disponível e, além disso, é o material é feito principalmente por demanda.
O material representa uma ótima maneira de estímulo à comunicação digital, com proposta de levar ao público mais informação, educar, e de produzir materiais que entretenham as pessoas. Hoje, é de extrema facilidade encontrar podcast sobre diversos temas em sites e plataformas de streaming, sendo um material de fácil acesso para o consumidor.
“O mundo digital pulverizou a informação, primeiro com o compartilhamento de imagens paradas, depois com elas em movimento — especialmente no YouTube (..) poucos ouviam o ‘rádio puro’, uma vez que plataformas como o Spotify disponibilizavam as playlists, sem a interferência ou discurso do radialista. Assim, muitos programas de rádio foram sumindo, principalmente os ligados às personas de seus apresentadores.” — conta professora de Rádio, Televisão e Cinema, Rose Figueiredo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ao Portal Trendings.
A partir disso, surgiu em 2004, o podcast — conceito cravado por Adam Curry da MTV. A etimologia da palavra vem da junção de “Pod”, que significa “pessoa sob demanda”, e “cast”, se referindo ao processo de rádio difusão.
Quais as vantagens do podcast para quem quer criar?
A vantagem de se produzir um podcast e veicular em alguma plataforma de streaming são muitas, partido do fato de que você só precisa, praticamente, de um microfone e de um editor de áudio, que pode ser gratuito. Veja algumas das vantagens que listamos a baixo.
- Economia de dados e praticidade na hora da produção;
- Não é necessário o uso de equipamentos sofisticados: somente um microfone;
- Permite baixar o conteúdo para ouvir a qualquer momento;
- Existem vários programas de edição gratuitos: use o Audacity ou o Audio Cutter.
- Melhoramento no desempenho de narrativas transmídia, processo de acoplar conteúdos para outras mídias e formatos.
Gravação
A gravação é um dos momentos mais importantes e esperados da gravação. É o momento em que todo o processo de pré-produção, pesquisa e levantamento de pauta é colocado em ação. Ressaltamos, ainda, que não é necessário ter um gravador/microfone caro e de última qualidade — sua prioridade é estabelecer uma sala com uma boa acústica e sem ruídos externos. Dessa forma, o áudio sairá com uma ótima qualidade. Feito esse processo, é necessário gravar o podcast em um sistema de software que esteja disponível no mercado, como MP3, Audacity, entre outros.
Edição
Sabendo que o podcast não é um programa ao vivo, então, será necessária uma edição do material bruto captado. Além disso, você que edita ou que participa como convidado em um podcast, existe a possibilidade de uma maior liberdade para, ou seja, você tem a capacidade de falar o quanto quiser, em um determinado período de tempo.
E dependendo do programa na qual você for editar o podcast, é importante estar atento para alguns detalhes de melhoramento, como: redução de ruídos, amplificação do som, compressão, normalização e equalização.
Publicação
Depois da edição, é hora de publicar o podcast e anunciá-lo para o seu público. Isso pode ser feito tanto no site do seu negócio ou empresa, quanto nas plataformas de streaming, como o SoundCloud ou o Spotify. Independentemente da plataforma escolhida, é preciso ficar atento às suas regras e acordos de publicação. Então, faça a escolha de modo que seja mais fácil para que o público-alvo possa ter acesso ao conteúdo.