Design Gráfico para empresas: qual a importância?

Design Gráfico para empresas: qual a importância?

É importante termos em mente que o Design Gráfico em uma empresa é muito mais do que o logotipo da marca, já que através de recursos visuais, os profissionais da área transmitem ideias, comportamentos e valores que, por meio de palavras, não são completamente inteligíveis e percebidos pelo público.

Quando utilizamos apenas palavras em nosso negócio, precisamos ter muito cuidado na hora de redigi-las e publicá-las, pois, muitas vezes, pode gerar alguma distorção ou ambiguidade. Dessa forma, quando utilizamos recursos da imagem com as palavras, conseguimos criar uma combinação ótima, positiva da marca e, principalmente, evitando e declinando a possibilidade de gerar mal-entendidos para os seus clientes.

Design Gráfico, na prática

O primeiro passo que uma empresa deve tomar ao contratar profissionais de Design Gráfico é, primordialmente, a identidade visual da marca. Através da experiência e do conjunto de técnicas ligadas ao Design Gráfico, sua empresa passa a ter um potencial de destaque no mercado. Se pensarmos que através das imagens sua empresa cria um cartão de visitas para futuros e presentes clientes. Não é muito mais agradável e benéfico você ter um projeto visual com palavras, do que apenas somente com palavras? Sem um logotipo, cores, e identidade visual?

Pois bem, é dessa maneira que na prática, o Design gráfico impulsionará sua empresa e gerará destaque no mercado e nas redes sociais.

Como havíamos comentado anteriormente que o Design Gráfico vai além do logotipo: ele compreende cartões de visita, envelopes, pastas, uniformes, estéticas, valores e estilos. Contudo, é necessário que essa comunicação visual traduza o que realmente é a empresa de forma clara, objetiva e profissional.

Branding, briefing e projetos de Design Gráfico

O Branding, área que engloba identidade visual, paleta de cores e outras esferas do conhecimento, faz parte da elaboração de projetos em Design Gráfico. O Briefing, termo em inglês usado em diversas áreas da comunicação, e também no design, que traduz a seguinte ideia: levantamento e coleta extensa de informações.

Em Design Gráfico, o Briefing tem a possibilidade de transformar essa coleta de informações em identidade visual. A reunião para discutir o Briefing é o primeiro passo que os profissionais fazem. Ele é importante no processo de organização do trabalho, e pode até ser transformado em uma ata de reunião, relatório, memorial descritivo, entrevista por escrito, entre outras ferramentas que possam alinhar as informações importantes que devem fazer parte do design de sua marca.

Segundo o editor Diego Ribeiro, do Grupo Vitae Brasil para o Portal Meon: “Design gráfico é a missão de transferir para uma peça impressa o conjunto de informações (por meio de texto, imagens ou ilustrações) de uma forma clara, objetiva e de entendimento do público alvo“.

E claro, nesse processo descrito por Diego Ribeiro, e durante o Briefing, estabelecemos alguns pontos importantes para a sua equipe.

  • Histórico da empresa;
  • Posicionamento da marca;
  • Cases de sucesso;
  • Políticas internas e externas;
  • Faturamento;
  • Recursos disponíveis em caixa;
  • Atual e potencial dimensão da marca.

Marcas e valores

E ultimamente as empresas passaram a compreender e entender que, incentivar, pagar cursos e criar uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas facilita e agiliza o trabalho e rendimento da marca. De acordo com a Revista Forbes, o Google desembolsou em cursos e especializações mais de US$ 100 mil em análise de dados, design e outras habilidades tecnológicas para seus funcionários.

A empresa já reconhecida pela excelência e também pelo seu logotipo e designs marcantes durante a história. Criado e difundido durante a década de 1990, o Google é uma das maiores empresas que foca em setores de tecnologia e design. E por quê? Pode parecer clichê, mas muitos dizem: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. — e sim, em muitos casos vale e ainda complementam as palavras e a textualidade da comunicação da sua empresa.

E aí, conseguiu entender a importância e alguns passos para você e sua empresa estruturarem um setor de Design Gráfico?

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