A paleta de cores na Identidade Visual

A paleta de cores na Identidade Visual

As paletas de cores estão presentes em tudo ao nosso redor, e elas impactam diretamente na interpretação que o nosso cérebro tem a respeito de algo, pois as cores despertam sentidos e ações que temos e muitas vezes não reparamos.

O que é Paleta de Cores?

De forma básica, ela é a junção de cores e tons que juntos trazem harmonia para transmitir sentimentos, ativar memórias e despertar desejos pela empresa ou produto. Por isso precisam ser estudadas e aplicadas da maneira correta para cada nicho.

Para que serve?

  • Ganhar destaque e expor o seu diferencial;
  • Enriquecer o branding, o que acaba tornando-se uma estratégia conectada
    ao design e marketing;
  • Faz com que o publique memorize a identidade da sua marca com mais
    facilidade;
  • Desperta estímulos, ideia e sensações que podem ser usadas para atrair o
    público.

As cores trazem emoções que estão diretamente ligadas ao nosso cérebro, e é possível entender como cada cor reage ao olhar humano e saber quais os estímulos serão causados. E podemos aprender isso com a Psicologia das Cores e o
Círculo Cromático.

Psicologia das cores

É o um estudo aprofundado sobre como o cérebro reconhece as cores de diferentes formas e as transforma em emoções e desejos. E muitos desses estudos revelam como as cores podem influenciar o comportamento e decisões das pessoas.
As cores trazem consigo significados e sensações, veja alguns deles:

  • Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade
  • Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade
  • Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela
  • Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

Perceber os impactos psicológicos que as cores causam é uma grande ferramenta para que você entenda melhor o que cada cor representa e como elas podem te ajudar na hora de divulgar sua marca ou negócio.
Podemos pegar como exemplo a cromoterapia, que é a prática pseudocientífica de usar luzes de diferentes cores para o tratamento de doenças. Assim também a cores estão presentes na nossa cultura, com a cor preta associada ao luto, o verde à natureza, o branco à paz e etc.

Círculo Cromático

O círculo cromático é onde ocorrem as combinações das cores e onde podemos compreender melhor como elas se relacionam. Ele ajuda a visualizar todas as cores e a harmonia entre elas.
E ele é demonstrado por um círculo dividido em 12 partes, cada uma delas representada por uma cor.
De acordo com o Portal Nossa UOL: “O círculo cromático é uma roda colorida que amplia as alternativas para uso das cores, apresentando um leque de possíveis combinações que se tornam agradáveis aos olhos e esteticamente confortáveis para diferentes necessidades, perfis e ambientes.”

A paleta de cores na Identidade Visual: Círculo Cromático

Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.
Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias.
Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.

A paleta de cores na sua marca

Como já vimos as cores são fundamentais para a construção de uma marca, é ela que por muitas vezes traz visibilidade e relevância. Estudos mostram que as cores melhoraram o entendimento de uma mensagem em até 70% e facilita a leitura em até 40%, por que existe o uso correto da cor em textos, ícones e objetos.

Existe um ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”, e a composição da identidade visual da sua marca é o que vai causar a primeira impressão do seu público, que vai contribuir para que o cliente decida em instantes se ele se identifica com sua marca. Afinal, é ela que vai representar os valores da empresa.

As grandes marcas entendem isso e se importam em transmitir uma comunicação visual clara e marcante, veja alguns exemplos:

Coca-Cola 

A escolha da cor começou em 1890, quando a marca pintava de vermelho os barris de xarope para que pudessem reconhecer rapidamente e diferenciar das bebidas alcoólicas. Além disso, eles queriam destacar a sua marca, e o vermelho traz exatamente isso: poder e ousadia. E o branco traz: simplicidade e clareza. 

Além disso, de acordo com o Portal Mercado do Consumo: “A Coca-Cola está trabalhando em parceria com artistas, fotógrafos e ilustradores para trazer à vida o conceito de “A Magia Acontece” por meio da adoção do logo “Abraço”.

A paleta de cores na Identidade Visual: Logotipo da Coca-Cola

Itaú 

A empresa tinha a necessidade de dar mais destaque as fachadas das agências, que até então era simples, apenas com o logo em preto. E então a identidade visual da Itaú transformou o que era “sério”, em: ousado da cor azul e amigável do laranja.

A paleta de cores na Identidade Visual: Logotipo do Itaú

Uber

O preto pode trazer a sensação de algo muito sério e autoritário, mas ele também pode exibir força, elegância, poder e ousadia, características que a empresa sempre procura trazer em seu serviço: carros de excelente nível, trajetos seguros e a satisfação do passageiro.

A paleta de cores na Identidade Visual: Logotipo da Uber

Trabalhar como uma paleta de cores na sua marca não é simplesmente juntar cores que combinam, mas entender quais estratégias você pretende atingir e qual destaque a sua identidade terá. Há diversos sites que podem te ajudar na criação da sua paleta, como o Adobe Color e o Color Hexa.

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