YouTube: Dicas para produzir Bons Vídeos de Sucesso

Produzir vídeos para o Youtube

Desde que as mídias sociais começaram a crescer, o YouTube é uma plataforma que não sai das primeiras posições no número de usuários. Por isso, é uma das melhores plataformas para poder divulgar sua marca, produtos, serviços, registrar produções audiovisuais e outras opções de produção de conteúdo. 

Agora, para alcançar bons resultados é preciso entregar bons conteúdos, e isso não é nada simples de fazer, ainda mais se você não possui uma produtora audiovisual como a DnA ou uma equipe especializada. Porém, elaborando uma boa estratégia, roteiro e seguindo alguns passos você pode conseguir.

1 – Escolha seu equipamento 

Para começar a produzir vídeos para o YouTube, é essencial ter em mãos bons equipamentos que demonstrem sua preocupação com a qualidade do áudio, da iluminação e da imagem. A qualidade técnica dos seus vídeos é um fator importante para atrair e manter a atenção do público, por isso investir em equipamentos adequados pode fazer uma grande diferença. No entanto, não é necessário adquirir imediatamente equipamentos caros ou profissionais.

Você não precisa de uma super câmera ou um microfone excelente para começar. Muitos smartphones modernos conseguem produzir vídeos de alta qualidade com áudio nítido. Sendo assim, o mais importante no começo é se preocupar com o seu roteiro e a mensagem que você quer transmitir para os internautas.

2 – Construa um roteiro 

Um dos grandes erros que muitas pessoas cometem ao gravar um vídeo para o YouTube é a falta de respaldo por parte de um roteiro estruturado. Se você liga sua câmera e começa a falar, mesmo que domine o assunto, está fazendo errado. Nunca pule esta etapa, pois ter um roteiro em mãos pode economizar até horas de trabalho, otimizando todo o processo.

O vídeo para o YouTube é um produto de comunicação audiovisual, por isso, a expressão de sentidos auditivos, visuais e até de empatia são características importantes a serem exploradas. Esse processo criativo pode ser bastante caótico. Portanto, separe suas ideias em um caderno, esquematizando o passo a passo do seu pensamento. Depender apenas da memória aumenta a probabilidade de se perder, esquecer tópicos importantes e se atropelar durante a gravação.

Estruture seu roteiro começando pela apresentação, introduzindo o tema ou apresentando um problema e sugerindo que a resolução virá durante o vídeo. No desenvolvimento, explore os pontos importantes da sua narrativa, respondendo dúvidas e curiosidades. Na finalização, faça um resumo geral do seu vídeo e aproveite para indicar outros materiais e vídeos do seu canal ou de outros criadores.

Por fim, lembre-se que investir tempo na produção de um roteiro resultará em maior tranquilidade e disponibilidade para elaborar outros conteúdos para suas mídias sociais.

3 – Conheça seu público  

Este é um passo muito importante para poder começar a produzir qualquer conteúdo para qualquer mídia social. Afinal, conhecendo sua audiência e estabelecendo uma voz adequada, você terá, sem dúvidas, uma boa frequência de visualizações. Invista neste tópico e na solidificação de uma persona, ou seja, a representação do seu público ideal. Por meio de uma elaborada pesquisa você terá descoberto os hábitos de consumo, os interesses e preferências que deverá considerar para a construção de seus vídeos.  

Quando passamos a conhecer melhor nosso público, conseguimos estabelecer uma voz única que será transmitida, fazendo com que as pessoas se identifiquem e se aproximem de você, dando espaço para empatia e acolhimento.  

4 – Grave o seu vídeo 

Na hora de gravar seu vídeo para o YouTube, não se desespere. Se você errar, poderá ajustar seu vídeo na edição. Preste atenção aos seus movimentos corporais, pois a linguagem do corpo influencia como somos percebidos.

Trate suas peculiaridades na fala e nos gestos como algo natural e característico seu. Além disso, muitas pessoas cometem o grave erro de olhar para sua imagem na tela em vez de olhar para a câmera, distanciando o público e faz com que ele perca a conexão com o vídeo.

Siga seu roteiro, mantenha uma postura adequada e projete sua voz, transmitindo uma imagem de confiança e domínio do assunto.

Ranqueamento e palavras-chave no YouTube

A palavra-chave é qualquer grupo de texto digitado em um site de busca, como o YouTube. Ela representa o que você deseja assistir ou pesquisar. É importante estudar termos nessa fase para encontrar as palavras-chave e suas variações, estabelecendo um bom posicionamento no ranqueamento de pesquisas do YouTube para o seu vídeo.

Além disso, é interessante conhecer um pouco sobre SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Motores de Busca. O SEO é um conjunto de estratégias para aparecer entre os primeiros resultados de busca. Como o YouTube é do Google, ele usa essa ferramenta de otimização para todas as pesquisas. É indicado colocar as palavras-chave no título e na descrição do seu vídeo, garantindo melhor desempenho quando você o publicar.

Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes