Entenda os significados das Métricas no Instagram

Métricas do Instagram

Analisar os resultados das suas atividades na internet é fundamental, para te mostrar como analisar cada métrica e como aplicá-las.

Atualmente, as redes sociais viraram uma grande plataforma de vendas e publicidades, onde você pode utilizar estratégias de marketing para focar nos potenciais clientes e, assim, aumentar as suas vendas.

Podemos nomear isso como as métricas, que são resultados detalhados da sua publicação, onde você pode buscar qual público teve mais alcance ou quantas curtidas obteve.

A lista de estratégias que se pode usar é extensa, e pensando nisso, fizemos um guia das métricas mais importantes, que irão te auxiliar na prática.

Alcance

O alcance é uma métrica muito usada no Instagram, ela mostra quantas pessoas foram alcançadas pela sua publicação, mesmo que não tenham interagido diretamente. Isso serve tanto para o feed como para os stories.

Com essa métrica você consegue determinar como está sendo a distribuição do seu conteúdo e assim avaliar o crescimento do seu perfil.

Depois de visualizar a quantidade de pessoas alcançadas, é possível identificar a origem desses acessos: pelas hashtags, anúncios do próprio perfil e outros. Com esses dados você pode avaliar quais são as melhores formas de alcançar mais pessoas para o seu negócio e, assim, montar a melhor estratégia.

Na prática você pode aumentar o seu alcance com:

  • Novas hashtags
  • Reels e stories interativos
  • Anúncios

Engajamento

O engajamento é uma das métricas mais importantes, é ela quem auxilia na distribuição e interação do seu conteúdo. De forma prática, é quando alguém curte, comenta, salva ou compartilha as suas publicações, ou seja, esse perfil está “engajado” com seu público.

Engajar as pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, você precisa construir autoridade sobre aquilo que você produz, interagindo e buscando o que gera relevância para o seu público.

Além disso, é preciso entender que ter muito engajamento nem sempre é sinônimo de qualidade, uma vez que existem interações positivas e negativas. Desse modo você analisa o que entretém o consumidor.

Você pode aumentar o seu engajamento com: constância nas publicações e relatórios mensais, para entender quais conteúdos engajam mais, entendendo o que o seu público prefere.

Tráfego

O tráfego serve para analisar o volume de pessoas que acessaram o seu perfil. Além disso, com o engajamento dos posts e os compartilhamentos, é possível aumentar os cliques via tráfego, já que a presença nas redes significa estar onde o seu público passa mais tempo.

Para você que utiliza estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, o tráfego é essencial.

É possível conferir o seu tráfego através do Google Analytics, e nele você pode ver análises dos acessos, por exemplo:

  • Se foi pelo celular ou computador;
  • Quais cidades mais acessaram;
  • O gênero do público;
  • Análises em tempo real;
  • Conteúdos mais visualizados.

Taxa de Conversão

Através da taxa de conversão você consegue mensurar os resultados, como, o número de visitas, seguir o perfil, comprar um produto etc. Um exemplo, é quando algum benefício é oferecido ao usuário, como um ebook gratuito, mas que para ter acesso é necessário fazer uma inscrição com o e-mail. E a partir disso, você terá um meio de contato com seu possível cliente (lead) e oferecer outros serviços e finalizar uma venda. Além do mais, você pode acompanhar a quantidade real de pessoas que têm interesse no seu conteúdo.

É muito importante que você entenda a sua taxa de conversão, porque isso vai mostrar a eficiência da sua rede social e o quanto da sua audiência tem gerado conversões e resultados para o seu negócio.

Por fim, tenha em mente que não existe boa estratégia sem uma análise de dados e métricas corretas. As suas estratégias precisam ser orientadas a dados, pois assim você será capaz de identificar as particularidades do seu público e elaborar conteúdos que tragam bons resultados.

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