Storyboard no Audiovisual

Storyboard no Audiovisual

No audiovisual, um dos fatores que auxilia a construção da narrativa é o storyboard. A ferramenta nada mais é do que uma sequência de desenhos em miniatura, semelhante ao de uma história em quadrinhos, com cenas previamente indicadas e direcionadas pela produção audiovisual.

O Storyboard, portanto, funciona como uma forma de rascunho que ajuda na construção do produto audiovisual, além de planejar o design das cenas: processo de suma importância na edição e pós-produção.

Por que devo criar um Storyboard?

Todos as etapas que envolvem a produção de vídeo, propaganda ou até mesmo um documentário, requerem precisão e detalhamento em todo o material. Por esse motivo, percebemos que a criação de um vídeo não é espontânea e não se baseia somente em uma simples esquematização, por isso, o storyboard se torna extremamente necessário para podermos levar adiante todo o processo audiovisual.

Geralmente, quando tentamos explicar uma ideia estritamente via textos, geralmente geramos ruídos de comunicação dentro da equipe responsável pelo projeto, sendo assim, o recurso de storyboard consegue preencher essa lacuna permitindo uma visualização clara e objetiva da ideia da produção.

Como criar um esboço de Storyboard?

A criação de um storyboard é feita logo após a conclusão do roteiro do projeto, sendo que o seu papel é garantir a fluidez das principais passagens da narrativa, minimizando dúvidas e dando sentido para o desenvolvimento da história. Podemos seguir alguns passos para essa construção, observe:

  • Finalidade do vídeo: antes de qualquer coisa defina qual o propósito do vídeo, ou seja, ele será direcionando para qual público, qual será sua mensagem e emoção? Resumidamente, qual é o seu objetivo?

Definindo esses aspectos, partimos para o próximo passo!

  • Linha do tempo: Após a definição da finalidade do vídeo, passamos para a fase de criar uma linha do tempo para o projeto, analisando a coerência das sequências e das cenas propostas, desde o início até o fim do produto.
  • Se familiarize com os planos de câmera: movimentos e precisão do enquadramento da câmera é essencial para você visualizar mentalmente as posições e planos da câmera.
  • Imagem e diálogo na cena: O ponto forte da ferramenta é a imagem, mas para que a visualização de como ficará o resultado final da produção seja mais claro, é interessante adicionar ao esboço o que estará sendo escutado naquele momento.

O Storyboard nas grandes produções

Sabe aquele filme que misturar ficção científica, mundos distópicos, suspense e que foi baseado em um livro do escritor Frank Herbert? Se você pensou em Dune, acertou! O filme adaptado para o cinema em 1984 foi um dos grandes sucessos na categoria de ficção científica e, em 2021, foi lançando uma nova adaptação do filme, com a participação de atores como Timothée Chalamet e Zendaya.

Pois bem, o storyboard de Dune, escrito e esquematizado pelo franco-chileno Alejandro Jodorowsky, foi leiloado em Paris, por 2,66 milhões de euros. De acordo com o jornal O Estado de Minas: “Trata-se de um roteiro detalhado com imagens do que deveria ter sido o filme de meados da década de 1970 (…) O diretor franco-chileno Alejandro Jodorowsky queria fazer uma adaptação que nunca se concretizou por falta de dinheiro. Esse ‘storyboard’ se tornou um objeto de culto para os amantes da ficção científica.”

Além disso, de acordo com a Christie’s, uma empresa de arte: “Temos conhecimento de algumas outras cópias: uma foi oferecida em leilão há alguns anos, outra está em poder de Jodorowksy, e uma terceira está parcialmente reproduzida online”, disse a casa de leilões.

Eaí, gostou desse conteúdo? Se você se interessou pela temática, temos certeza de que vai gostar do nosso texto sobre O que é Motion Design? e Design Thinking: Um novo de jeito de pensar.

Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes