Tendências de marca pessoal para 2023

Tendências de marca pessoal para 2023

2022 marcou, como o ano que avançou rapidamente na humanização dos negócios. Talvez tenha sido uma reação à tecnologia ou um contraponto à perda de conexão humana no trabalho graças ao local de trabalho virtual.

A mensagem abrangente para as tendências de marca pessoal deste ano é sobre ser mais humano. Aqui estão as dez tendências de marca pessoal mais importantes à medida que avançamos para cada marca pessoal.

1. O Surgimento do Líder Pós-Covid

O estilo de liderança essencial se move drasticamente em direção à inspiração e ao coaching construído sobre uma base de inteligência emocional. A autoconsciência é uma das habilidades mais importantes para os líderes, cujos papéis passarão por uma enorme evolução. 

O gerenciamento eficaz significará tornar-se muito mais do que um detentor de produtividade e execução orientado a resultados. O novo líder moderno será descrito com palavras como compaixão, empatia, humildade, vulnerabilidade, carinho, inclusão. 

2. O LinkedIn fica pessoal

Você provavelmente começou a ver cada vez mais conteúdo em seu feed do LinkedIn que é pessoal – imagens de pessoas com seus filhos, histórias emocionantes de pessoas fazendo o bem para sua comunidade, pessoas compartilhando fotos de suas férias repletas de aventuras nas Maldivas, espere mais disso.

O LinkedIn, com seus quase 1 bilhão de membros, continuará sendo a plataforma de mídia social profissional de fato, mas esse movimento em direção a uma integração de conteúdo pessoal com as histórias de trabalho tradicionais é uma resposta à linha que se dissolve rapidamente e separa trabalho e vida. E isso é bom para os negócios. 

3. Sua empresa precisa de você!

Para se tornar a voz da marca com todos os constituintes externos, tendo pessoas trabalhando em casa parcial ou totalmente, a oportunidade de mergulhar na cultura da sua empresa está diminuindo. 

Você não está cercado pelo logotipo e cores da marca corporativa e seus sentidos não estão respirando a essência corporativa. No entanto, você se tornou uma parte mais importante da estratégia de marca da empresa. Isso porque os dados mostram que quando você se envolve em comunicações de marca para a organização, é mais crível e se torna mais viral do que se o departamento de marketing o fizesse. 

4. As reuniões recebem uma grande reformulação

Quando a Covid atingiu, fizemos uma mudança imediata e difícil, mas factível, para reuniões virtuais, mas não dominamos direito o que é liderar e participar das reuniões que acontecem nas nossas telas de 13” e muito menos daquelas que cabem na palma da mão. Agora está claro que a temida reunião do Zoom veio para ficar, e as coisas que odiamos nas reuniões online serão consertadas. Bem, alguns deles. Especificamente, isso significa novas tecnologias e ferramentas para tornar o olhar para a tela mais cativante. Também significa desenvolver novas habilidades à medida que os líderes e participantes da reunião tentam dominar essas reuniões complexas que incluem pessoas em uma sala de conferência e outras que estão em escritórios domésticos, espaços de trabalho compartilhados e cafeterias. 

As reuniões continuam sendo uma das formas mais poderosas de construir sua marca pessoal. Eles permitem que você mostre suas coisas na frente das pessoas que precisa impactar e influenciar. Os encontros do futuro serão marcados por durações mais curtas, maior interação e uma experiência aprimorada por meio da tecnologia, juntamente com uma grande dose de humanidade. 

5. Personalização da experiência do funcionário

Trabalhe quando quiser, onde quiser, como quiser é o novo mantra! Espere mais flexibilidade para acomodar seu estilo de trabalho, além de oportunidades para personalizar benefícios e regalias. Haverá mais variedade de tópicos e formatos de aprendizagem do que nunca. O máximo em personalização de aprendizado permitirá que você decida o que e como aprender. Espere ver bolsas de estudo que permitem escolher os programas de aprendizado que se alinham com o que lhe interessa e o que deseja fazer a seguir.

6. Presencial tem prioridade

À medida que o home office/híbrido assume o controle, as atividades presenciais se tornam mais importantes do que nunca. No passado, tínhamos como certo que iríamos ao escritório. Não reconhecíamos realmente o valor de trabalhar ao lado de nossos colegas e não entendíamos como essas conexões humanas viscerais eram importantes para nossa capacidade de cultivar relacionamentos e nos sentirmos realizados. Agora que as atividades presenciais para muitas empresas são raras, esses momentos terão uma importância descomunal. 

Isso significa que você precisa maximizar o tempo em que está com seus colegas pessoalmente para reuniões de toda a equipe, programas de aprendizado e desenvolvimento, eventos e feiras. As tarefas individuais devem e serão reservadas para aqueles momentos em que você estiver trabalhando em casa ou em seu terceiro lugar.

7. Qualidade e foco são a chave para ser visto

Estamos sobrecarregados com todo o conteúdo que está entupindo nossos feeds de mídia social. Há tanto barulho que é cada vez mais difícil fazer com que nossas coisas sejam vistas. Isso significa que a qualidade e a consistência do seu material de liderança de pensamento serão essenciais. O mesmo vale para ter um foco constante em seu público-alvo para que você possa ser visível, disponível e valioso para as pessoas que você procura engajar em seu conteúdo. Sem esse foco, você obterá pouco retorno sobre seu investimento em comunicações.

8. O feedback é esquecido

O feedback sempre foi importante para construir sua marca e criar uma carreira gratificante e bem-sucedida. Na verdade, metade da parte de descoberta de marca da marca pessoal é focada em obter informações de outras pessoas para validar sua autorreflexão. Além dessa atividade formal de marca pessoal, o feedback diário tem sido uma forma valiosa de saber se você está mantendo a marca. 

O desafio dos últimos anos é a perda daqueles momentos informais de feedback que são difíceis de recriar no mundo virtual. Você sabe: a cabeça que aparece na sua porta dizendo: “Bom trabalho com a reunião com o cliente hoje. Você deu a eles um motivo para nos escolher. Ou o aceno de seu chefe do outro lado de uma mesa de conferência, mostrando aprovação de como você está conduzindo uma reunião.

Esses momentos não se traduzem no mundo virtual porque você realmente não consegue ver as expressões no rosto das pessoas nas janelas do Zoom com selos postais e é estranho ligar para alguém depois de uma reunião para dizer: “Ei, bom trabalho”. Na verdade, quando você fecha uma sessão do Zoom, provavelmente está apenas abrindo a próxima. Todos precisaremos nos tornar proativos para buscar o feedback de que precisamos.

9. As comunicações tornam-se híbridas ou mashup multimídia

À medida que nos tornamos “funcionários híbridos”, nossas comunicações também se tornarão híbridas. Quando escrevemos um relatório, incluímos um resumo executivo em vídeo e talvez alguns infográficos. Isso se aplica a todos os tipos de comunicação, especialmente reuniões. O novo formato de reuniões envolverá pré-trabalho que pode incluir leitura, vídeos, dados etc., seguido por uma sessão potente, ao vivo e interativa, encerrada por resumos de reuniões e conteúdo pós-trabalho.

10. Relacionamentos vão dominar

É mais difícil construir relacionamentos quando a maioria de nossas interações ocorre por meio de Zoom, Slack e e-mail. No entanto, os relacionamentos são ainda mais importantes do que nunca. Isso porque há um déficit de humanidade no trabalho, que está afetando a saúde mental e o engajamento dos trabalhadores. O ambiente de trabalho virtual/híbrido não torna os relacionamentos menos importantes, apenas os torna mais difíceis de manter. Isso significa que as empresas de sucesso priorizarão a construção de relacionamentos e serão deliberadas em dedicar tempo para promover conexões baseadas na autenticidade. 

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