TikTok no Marketing Digital: quais utilidades?

TikTok no Marketing Digital: quais utilidades

O TikTok é uma rede social que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo. O aplicativo também mostrou sinais, principalmente em 2021, de se tornar uma febre mundial, quando ocupou o patamar da 4º maior rede social do mundo em número de usuários e o 3º aplicativo mais baixado na App Store e Google Play Store. O aplicativo já superou o Instagram nos Estados Unidos e vem chamando à atenção do público e das empresas. O isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 deu um ‘boom’ para o crescimento e consolidação do aplicativo.

Para podermos entender melhor, o TikTok permite que você crie uma conta, produza, edite e poste vídeos de até 15 segundos inserindo efeitos e trilha sonora. Nele você compartilha os seus conteúdos e reúne seguidores que poderão interagir com as suas postagens.

O público do TikTok

O TikTok possui uma segmentação extremamente eficaz, mas antes de investir nessa rede social, é importante considerar alguns pontos.

No final de março, o TikTok foi o segundo app mais baixado na web, e somente na Google Play Store teve 1 bilhão de downloads, segundo o Portal Poder 360 — sendo que os dados oficiais do Brasil ainda não foram divulgados, mas, estima-se que mais de 7 milhões de brasileiros estejam no aplicativo.

Pensando no público, um fator positivo é a inteligência artificial do aplicativo, que faz com que o conteúdo que chega ao usuário seja extremamente segmentado conforme os interesses e com o que ele procura na rede, como ele funciona, mostrando um vídeo atrás do outro.

Qualquer rede de comunicação que apresente os números de cadastros similares aos do TikTok deve receber à atenção das empresas, para elas acrescentarem esse canal em seu dia a dia. Entretanto, antes da sua empresa entrar no TikTok, é importante estabelecer algumas estratégias:

  • O TikTok é uma forma de engajar seus clientes e construir uma relação mais próxima, a voz e a maneira como falamos tem de ser compatível com faixa etária do público-alvo da marca para a construção dessa relação.
  • Se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais maduro e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não ter os resultados esperados. Da mesma forma, um jovem pode desejar conteúdos mais sérios e educativos. Pense nas diferenças;
  • Se a sua empresa tem públicos bem diferenciados, com consumidores mais jovens e outros grupos mais maduros, é possível criar estratégias e direcioná-las para o público adequado. Tenha sempre em mente que a idade não é um limitador.

O aplicativo certo para investir

A Internet se tornou parte do dia a dia da atual sociedade. Diversas atividades migraram para esse meio e com o Marketing não foi diferente. As marcas começaram a aproveitar o alcance da Internet e adaptaram suas estratégias para o digital, principalmente nas redes sociais.

Visando compreender o TikTok e como pode ser utilizada a ferramenta de Marketing; como analisar quais são as melhores combinações para gerar engajamento com os usuários; e identificar algumas vantagens e desvantagens da plataforma. Percebe-se que é possível utilizar o TikTok como uma ferramenta de Marketing digital de modo a promover o produto e gerar laços com os consumidores.

Se sua empresa tem um tom mais formal e sério, é mais difícil encontrar o público certo no TikTok. Porém, existem perfis que produzem conteúdos mais sérios, como dicas de aprendizado, e apresentam bom engajamento.

Marcas como Guess e Calvin Klein já lançaram campanhas de hashtag challenges no TikTok e tiveram ótima repercussão. A hashtag #InMyDenim da Guess estimulava que usuários compartilhassem looks.

Portanto, se for criar conteúdo para sua empresa no TikTok explore as hashtags, pense em criar um challenge, poste vídeos do dia a dia da empresa, de demonstrações rápidas do produto, afinal, quando falamos de redes sociais nada é definitivo, assim como outras redes como o próprio Instagram, surgiu como um ambiente para fotógrafos profissionais compartilharem seu trabalho, objetivo que foi se adequando até chegar à proposta atual, tornando possível anunciar e vender por meio de influenciadores.

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