Marketing digital: um mercado em ascensão para as mulheres

um mercado em ascensão para as mulheres

O mercado para as mulheres no marketing digital melhorou muito na última década e tem aberto portas para essas profissionais se recolocarem no mercado. Para Rejane Toigo, especialista em mídias digitais e fundadora da Like Marketing, mulheres com 50 anos ou mais também são muito importantes para a profissão de criador de conteúdo.

Exemplo disso é o resultado da pesquisa realizada pelo LinkedIn, uma das maiores redes sociais de negócios, que indicou um aumento de 74% em contratações nesse ramo. Segundo os dados, o crescimento foi impulsionado, principalmente, pela pandemia da Covid-19.

Por que ter mulheres no marketing digital?

Aproximadamente 80% das decisões de compra são tomadas por mulheres

Nos plataformas de e-commerce são as mulheres que compõem a maior parte do público consumidor.

Pioneiras e inovadoras

Justamente porque a disparidade existe, as mulheres estão mais inclinadas do que os homens a superar expectativas quando se trata de inovação e produtividade. Mulheres como Bia Granja, do YOUPIX, Christiane Silva Pinto do Google e a autora Martha Gabriel, são exemplos de excelência na indústria.

Agências que contratam mulheres geram maiores resultados

As mulheres estão quebrando as barreiras entre gêneros em indústrias historicamente dominadas por homens, graças a melhores incentivos e horários de trabalho flexíveis.

Ambiente mais competitivo

A presença de mulheres em qualquer indústria tende a tornar o ambiente mais competitivo, o que melhora o sucesso geral de qualquer organização.

Empreendedoras

As mulheres no Brasil enfrentam numerosas barreiras sociais e culturais, e o marketing digital oferece excelentes oportunidades para romper essas barreiras. A possibilidade de trabalhar como freelancer ou em home office são algumas delas.

As mulheres desempenham três papéis no marketing Online e Off-line:

  • Coletoras de informação: Pesquisam muito antes de fechar o negócio, conversam sobre a marca. Além de buscarem opiniões da família, amigos e estão mais abertas a receber auxílio dos  outros.
  • Influenciadores: A influência criada por elas é grande no trabalho.
  • Participação de mercado: A participação das mulheres é cada vez maior, para acessar mercados ainda maiores, as marcas precisarão passar pelo processo de tomada de decisão abrangente das mulheres.

Em vista disso, crie uma pauta que representa e respeite as mulheres em toda a sua diversidade. Efetivamente, tenha cuidado com o conteúdo que sua empresa cria e compartilha. 

Representatividade Feminina

A importancia da representatividade se destaca quando demonstramos onde as pessoas podem chegar, elas podem perceber que são respeitadas independentemente de sua cor, sexo, orientação sexual ou habilidade.

Diante do empoderamento da identidade feminina elevado por transformações culturais e sociais, os tradicionais regimes de representação da mulher passaram a ser contestados.

Atualmente, as empresas, antenadas nas demandas sociais, buscam diversificar a imagem padronizada utilizada durante décadas, assim quando uma marca que prioriza a presença de mulheres em sua força de trabalho, e suas condições as permitem chegar a altas posições, consumidoras mulheres podem se enxergar por inteiro e se sentir realmente representadas.

Alguns pontos que sua equipe de marketing deve entender sobre a mulher do século XXI: 

  • O público feminino está em constante busca por novidades.
  • Representa uma porcentagem significativa no mercado de trabalho.
  • O mercado consumidor foi ocupado por mulheres com idade média de 50 anos.
  • Geralmente são mulheres bem sucedidas, independentes, com vida social intensa, preocupadas com a saúde do corpo e da mente.
  • Não cansa de estudar e almeja se realizar profissionalmente.
  • São detalhistas e usam plataformas como redes sociais, e-mails , mensagens de celular.
  • Tem maior tendência em ser fiel às mesmas empresas, por outro lado, demoram a escolher qual produto consumir. 

A atuação da mulher no marketing digital acontece de forma dupla, são clientes, mas também são excelentes profissionais, com uma sensibilidade que é indispensável na área.  

Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes