As principais áreas de atuação de um designer

As principais areas de atuacao de um designer

O Designer Gráfico é a melhor opção de carreira pra quem gosta de arte, cores, desenho, criatividade e tudo aquilo voltado aos aspectos estéticos na criação de soluções inovadoras e inteligentes pra vários segmentos.

A palavra design traduzida para o português significa desenho, também é possível ampliar o significado para planejar ou projetar algo com um propósito específico. Nesse sentido, entende-se o designer como o profissional que vai além dos aspectos estéticos na criação de soluções inteligentes e inovadoras para diversos segmentos.

Pensando nisso, vamos apresentar as principais áreas de atuação de um designer.

Design gráfico

O designer gráfico em seu dia a dia, será responsável por desenvolver peças de comunicação visual para publicações impressas, como jornais, revistas, livros ou materiais publicitários.

Para fazer seu trabalho com qualidade, e de acordo com os padrões exigidos pelo mercado, é essencial que o designer tenha conhecimentos aprofundados sobre os softwares e as ferramentas utilizados na criação dos materiais gráficos.

Design digital

Se o designer gráfico é responsável por toda a comunicação impressa de uma companhia, o digital é focado nos tipos de mídia eletrônica e online, como edição de vídeos e animações, além de desenvolvimento de aplicativos, sites e jogos.

É interessante que o profissional trabalhe em conjunto com as equipes de tecnologia e desenvolvimento de sistemas. Assim, serão criadas interfaces que serão visualmente atrativas e garantirão mais usabilidade aos usuários.

Identidade visual

Também conhecida como branding, essa área engloba toda a gestão de uma marca, considerando todos os elementos que a representam visualmente, caracterizando a sua assinatura institucional.

É exigido do profissional um trabalho intenso de pesquisa, que alinhe o espírito da empresa à imagem que se deseja transmitir para os seus diversos públicos. Isso vai desde a criação de um logotipo exclusivo à definição de cores e fontes que serão utilizadas para compor materiais corporativos, como cartões de visita e itens de papelaria, além das peças publicitárias.

Programação visual

O objetivo da programação visual é comunicar visualmente uma determinada mensagem, utilizando um meio gráfico, considerando a percepção do público-alvo e fazendo uso de um conjunto de ferramentas.

Apesar de ser a profissão mais procurada entre os designers, ela ainda não está saturada no mercado, porque esse profissional trabalha diretamente com agências de publicidade na criação de peças gráficas, identidades visuais e logomarcas, entre outros serviços.

Esse tipo de designer também poderá trabalhar na área editorial, planejando, desenvolvendo e finalizando projetos de livros e revistas, tanto impressos quanto digitais.

Web designer

A internet fez com que o mercado precisasse de uma solução para as páginas e os sites padronizados e sem uma identidade própria, o web designer precisa ser criativo, gostar de tecnologia e ter um bom raciocínio lógico, além da atualização constante. Dessa necessidade, nasceu o web design e, com as empresas apostando cada vez mais na interação com o público por meio de redes sociais, a procura por esse profissional aumentou.

Parte integrante do marketing digital, o web designer trabalha com a criação e o desenvolvimento de peças para a internet, como websites, páginas de empresas, conteúdos para blogs, anúncios e lojas virtuais, entre outras, visando a segurança, a praticidade de navegação e o visual.

Design de Interface

Essa especialidade vai além dos conhecimentos técnicos. Ela tem como base a experiência dos usuários de um ponto de vista mais humanizado. A sua atuação envolve a criação de várias interfaces gráficas pra apps móveis e desktop.

O objetivo principal dessa área é estudar o comportamento do usuário pra projetar transições, layouts, botões e telas de modo mais eficiente, intuitivo e prático. Esse segmento se reinventa continuamente, de acordo com a necessidade da pessoa ao interagir com seus diferentes dispositivos.

Como vimos, a carreira de designer oferece uma vasta gama de possibilidades para você trabalhar, diretamente em empresas ou por meio da prestação de serviços como autônomo. Portanto, veja qual linha se adapta melhor às suas habilidades e aos seus objetivos profissionais e pessoais e siga sua formação com ela!

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes