Áreas do design para atuar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Pessoa usando computador com paleta de cores áreas do design

Atualmente o curso de design vem sendo muito procurado por jovens que estão saindo do colégio e entrando na faculdade. A maioria dos estudantes têm em seu radar áreas que estão em alta no mercado de trabalho, já que a maioria desses indivíduos cresceu com a presença tecnológica bem ao seu lado.

Um designer é extremamente importante para uma empresa, ele pode trabalhar na concepção de um produto, montar e ilustrar peças de comunicação visual, criação de logotipos, marcas, embalagens e atuar em diversas outras áreas. Um designer poderá trabalhar com engenheiros, jornalistas, publicitários, editores e outros profissionais.

Essas são algumas das áreas para se atuar no design:

Designer de Personagem

Como o próprio nome já diz, um designer de personagem vai trabalhar na criação de personagens para games, animações, aplicativos, campanhas publicitárias, livros infantis e quadrinhos. O processo de criação de um personagem pode ser um pouco complicado, com isso, iremos dar algumas dicas para você:

  1. Juntar a origem dele e o ambiente vivido.
  2. Criar alguma característica incomum, algo que chame à atenção do público.
  3. Definir as características físicas dele, pois muitos leitores associam à sua personalidade.
  4. Seja criativo.

Já imaginou você criar um personagem que ficará para a história, por exemplo, o Stan Lee (editor/roteirista) junto com o Steve Ditko (desenhista/roteirista) e Jack Kirby (desenhista/roteirista) criaram o Homem-Aranha, conhecido mundialmente. O processo de criação dele foi inspirado em histórias do personagem The Spider, um adolescente comum, muito inteligente, tímido e que sofria bullying na escola. Durante uma demonstração sobre o manuseio de lixo nuclear acabou sendo picado por uma aranha irradiada pelo aparelho, e assim, ganhando superpoderes. Os criadores juntaram todas essas informações e desenvolveram o personagem.

Design Thinking

Design Thinking é uma forma de pensamento do design aplicada à solução de desafios e inovação nos negócios. Nessa área você pensará “fora da caixinha”, pois ela tem como objetivo encontrar soluções rápidas e práticas para problemas atuais da empresa. É de suma importância ter uma cabeça bem aberta, pois assim podemos enxergar problemas e ruídos na comunicação da empresa e, a partir disso, demonstrar eficiência em resolver, apresentar soluções e melhorias.

A palavra-chave para atuar nesta área é a empatia. Com isso, diversas agências e empresas colocam em primeiro plano o fator humano, analisando seus objetivos e desejos, por exemplo: a Natura, empresa de cosméticos, utilizou o método do design thinking, pois a marcar gostaria de adotar uma abordagem mais leve no intuito de atingir e fortalecer os laços com o público mais jovem, portanto reuniu uma equipe para pensar em soluções, ou seja, todo o processo foi desenvolvido com foco nas necessidades e experiências dos consumidores.

Design Sustentável

O design sustentável é uma junção do Ecodesign com o design social. Nessa área o designer busca desenvolver produtos, serviços e soluções, com o objetivo de atingirmos uma sociedade mais sustentável. Então, se você é uma pessoa que tem afinidade por esse movimento, essa área pode ser para você.

No Brasil, por exemplo, temos alguns designers famosos como o Hugo França, que quando passou a morar na Bahia atuou com veemência contra o desperdício e o desmatamento da extração de madeira. Passou a desenvolver seu trabalho produzindo peças de design com resíduos florestais. Outro exemplo é a Tati Guimarães, estudou Design de Produto na PUC-RJ e depois foi para Espanha para se especializar. Desde criança tem essa mentalidade sustentável, gostando de utilizar objetos descartados.

Design para Redes Sociais

Atualmente, com o aumento do uso das redes sociais, diversas marcas e empresas perceberam um importante fator na demanda de conteúdo digital de qualidade e assertivo para os internautas. Nessa área você terá que aplicar o design digital para a criação de artes e conteúdos para as mídias sociais, porém cada rede social tem seu formato, veja alguns deles:

  1. Instagram: Imagem no feed 1080 x 1080 px e stories 1080 x 1920 px.
  2. Twitter: Imagem no feed 600x 335 px ou 1200 x 1200 px, post com link e imagem 800 x 418 px ou 800 x 800 px.
  3. Facebook: Imagem no feed 1200 x 1200 px, post com link e imagem 1200 x 628 px, stories 1080 x 1920
  4. Linkedin: Imagem no feed 1200 x 1200 px e post com link e imagem 1200 x 627 px.

Você poderá trabalhar em empresas específicas do ramo, auxiliar e gerenciar contas de influenciadores digitais, agências de publicidade, marketing e diversas outras.

As redes sociais tem grande influência, para as empresas ela pode ser muito importante, pois cada vez mais os consumidores estão sendo influenciados por publicações e propagandas que encontram nas mídias sociais, por exemplo a DnA é composta por uma equipe de designers que produzem artes para marcas e empresas exclusivamente para as postagens de redes sociais. Além disso, temos a equipe de criação de conteúdo, jornalismo, revisão de texto, e aí sim os designers desenvolvem a arte.

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes