O cinema e a publicidade têm uma história onde caminham juntas. Entre telonas, os telespectadores também veem marcas que são inseridas ao longo do roteiro, por isso a publicidade no cinema é bastante utilizada pelas empresas.
Se você consegue lembrar de uma cena onde um produto específico apareceu de forma natural em meio a um diálogo, saiba que, esse método é frequentemente usado no cinema, pois fornece visibilidade e capta a atenção do consumidor, que está em um ambiente de entretenimento.
Meios do cinema e publicidade
A publicidade no cinema para grandes anunciantes nacionais e internacionais, há a possibilidade de formatos especiais como Realização, Patrocínio, Apoio e Merchandising. Todos os tipos são negociados ainda durante a produção do filme. Dentro das salas de cinema podem acontecer inserções de vídeos publicitários nos trailers, ações especiais de interação com o público e até mesmo a personalização dos assentos e portas.
Já na área externa, trabalha- se com painéis digitais, adesivação, impressão em folhetos e ingressos, patrocínio de combos.
A publicidade está em todos os lugares, especialmente quando se camufla nas suas produções cinematográficas favoritas
A cultura do cinema
A promoção dos filmes surge, pois, trailers de filmes similares são exibidos logo antes de sessões de cinema, também existem comerciais antes da sessão começar para a divulgação de produtos de múltiplas áreas de consumo. Pode ser um carro ou um refrigerante ou até uma roupa da moda! Você já viu de tudo, certo?
De vez em quando, o produto pode chegar ao ponto de ser um personagem essencial à história, como o filme “Jurassic World: Reino Ameaçado” onde todo carro é Mercedes, todo aparelho eletrônico é Samsung, grande momento para exemplo é quando até o centro de treino dos dinos foi desenvolvido pela Samsung. Também fica impossível imaginar um filme sem carros icônicos, como os modelos da franquia Velozes e Furiosos e a versão atualizada do Bumblebee com o carro Chevrolet Camaro em Transformers.
Então ficção ou não, marcas e filmes possuem uma relação antes, durante e depois do filme, afinal, se for uma publicidade bem feita, você voltará para casa pensando que também quer aquele tal produto.
Outro exemplo é o filme Toy Story, afinal o que poderia ser apenas mais alguns brinquedos na gangue de Woody e Buzz virou a melhor das notícias para a fabricante americana Ohio Art. O brinquedo Senhor Cabeça de Batata teve suas vendas aumentadas em 800% assim como os brinquedos do Woody e Buzz que tiveram um continuo crescimento em suas vendas.
Mas nem só de propagandas pagas vivem as empresas, a FedEx, por exemplo, não pagou nenhum centavo pela aparição da marca no filme Náufrago, talvez pela expectativa baixa de retorno já que o roteiro girava em torno de um acidente aéreo envolvendo um avião da empresa. Mas após o sucesso do filme a marca notou um aumento de sua participação em lugares em que era pouco conhecida.
Outra empresa que teve sua história com propagandas gratuitas foi a Apple. A empresa foi a primeira a contratar um “promotor” de seus produtos em Los Angeles, e assim conseguiu uma exposição gratuita em várias produções para TV e Cinema. Toda essa mídia gratuita retornou muito para a empresa.
Afinal, vale a pena investir em publicidade no cinema?
Diferentemente das propagandas tradicionais, o product placement é uma forma de atrair a atenção do público com naturalidade. Por isso, com as estratégias corretas você pode ter um retorno satisfatório e garantir mais lucros para a sua marca.
A publicidade no cinema é uma estratégia eficiente para aumentar sua rentabilidade e, também, divulgar seus produtos de maneira positiva e natural ao público.