Concorrência com o TikTok faz Instagram priorizar vídeos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Mudanças no Instagram por conta do Tiktok

Novas demandas do mercado geram grandes mudanças para o Instagram

No final de Julho deste ano, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou em sua conta do Twitter mudanças significativas no aplicativo do Instagram. De acordo com ele, o Instagram não é mais uma rede social de compartilhamento de fotos, mas sim de produção de conteúdos audiovisuais, entretenimento, compras e mensagens.

A drástica transformação anunciada pelo CEO do Instagram, se deve, em boa parte, à concorrência com os aplicativos de vídeo do TikTok e Youtube, que nos últimos tempos vêm aprimorando diversas funcionalidades em suas plataformas. Além disso, marcas e empresas devem se preparar para essas mudanças, já que a forma como anunciamos, vendemos e interagimos com os internautas irá mudar.

Concorrência com outras plataformas

O principal fator que gerou essa mudança no Instagram foi o crescimento exponencial de usuários no TikTok e de novas atualizações no Youtube. Para se ter uma ideia, da fundação do Instagram, em 2010, até hoje, o Instagram carrega por volta de 1,2 bilhões de seguidores, em um período de quase 11 anos. Já o TikTok, aplicativo criado em 2016, e que teve grande alta no ano de 2020, já comporta mais de 700 milhões de usuários. Esse fato gerou desconforto para o Instagram, fazendo com que seus diretores redesenhassem suas funcionalidades e analisassem as novas demandas do mercado.

De acordo com Mosseri: “Vamos ser honestos. Há uma competição realmente séria no momento. TikTok é gigante, Youtube é ainda mais e também há outras crescendo. As pessoas estão indo para o Instagram para serem entretidas. Há uma competição dura e há mais a fazer, então abraçamos isso. E isso significa mudanças”.

Não é novidade que o Instagram está bem atento às mudanças e novas demandas do mercado, observando o comportamento dos consumidores e usuários, entendendo o que as pessoas querem ver, além de investir bastante em tecnologia para competir cada vez mais com seus concorrentes.

Quais serão as mudanças do Instagram?

De acordo com o CEO do Instagram, a nova atualização que estará disponível ainda em 2021 será a mais importante do aplicativo até hoje, fazendo com que os usuários possam desfrutar de funcionalidades inovadores.

Em sua publicação nas redes do Twitter e de acordo com o Jornal The New York Times, serão disponibilizados para os usuários do Instagram, selos de monetização de lives, possibilidade de publicação de posts pelo notebook, stories para fãs por assinaturas, tag de compras pelos stories, reels e feed, pesquisa visual, função de avanço nos áudios do direct, se assemelhando ao WhatsApp, além de novas cores para o plano de fundo dos stories.

Deixe um comentário
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes