Qual a importância da tipografia para o design?

Exemplos de Tipografia

A tipografia é conhecida como a arte da criação e impressão de um texto, seja ele físico ou virtual. Seu objetivo fundamental é dar ordem e formato à estrutura da comunicação. A origem da tipografia data o século XVIII, onde eram usadas tábuas em relevo confeccionadas em madeira, barro ou ferro.  

De lá para cá, a tipografia foi evoluindo e se desenvolvendo, criando ramos profissionais e gerando alta procura por pessoas que se debruçavam nessa área do conhecimento. Para podermos compreender melhor como a tipografia funciona, é preciso entender que através das escolhas adequadas de fontes tipográficas, conhecido como composição ou layout do texto, a sensibilidade e a relação entre o texto e os elementos gráficos do mesmo, compreendem uma boa comunicação visual proporcionada pelo uso dos processos da tipografia. Mas, hoje em dia, qual a importância dessa área tão antiga para o design? Será que a tipografia ainda é falada, discutida e possui relevância?  

Tipografia e design nos dias de hoje 

A tipografia não está somente na estética do texto, mas também, na mensagem e informação que ela passa através do layout. As fontes normalmente seguem um padrão estabelecido pela tipografia, com as mesmas características e o mesmo formato, como as fontes de texto Verdana, Arial, Times New Roman, entre outras, – podendo apresentar funções em negrito, itálico ou fonte sublinhada. Essas funções são conhecidas como ‘família tipográfica’.  

Nos dias de hoje em que a comunicação digital representa uma tendência global para todas as empresas e indivíduos, no intuito de vender e dar visibilidade a sua página ou negócio, a tipografia funciona como um enriquecedor e harmonizador de páginas, sites e de redes sociais. O design em conjunto com a tipografia é um forte catalisador dos processos que envolvem o marketing digital a partir da construção da Identidade Visual da página. Dessa maneira, a forma como uma empresa se apresenta aos seus clientes define a sua identidade e os seus valores, marca a imagem pública da empresa.  

Tipos de Tipografia

De acordo com o Editorial de Economia do Jornal de Brasília, o portal saliente os seguintes fatores: “A marca é um elemento simbólico muito importante para qualquer negócio e para a comunicação com os seus clientes, já há alguns anos uma parte básica dessa comunicação, senão a mais relevante, é desenvolvida em ambiente web.” 

Portanto, cada projeto de design é único e elaborado a partir de um conceito, sendo que a fonte eleita para o projeto deverá estar alinhada com a proposta dos profissionais que forem desenvolver o projeto de design. A grosso modo, o conjunto do projeto precisa interagir harmonicamente, o que inclui o uso correto da tipografia.  

Prefiro ser reconhecido como um camaleão” 

A frase descrita acima foi dita pelo designer gráfico e comunicólogo Thiago Reginato para o portal Panorama Mercantil. Na matéria em questão, o sócio fundador do Maquinário – Laboratório Criativo disse que que o design gráfico é uma área ampla de aplicação dos projetos tipocaligráficos, onde a expansão de atuação em Áreas do design é expressiva.  

O designer saliente que prefere ser reconhecido como um camaleão: Acredito que prefiro ser reconhecido como um camaleão, ou algo como uma lâmpada mágica, assim acredito que possa ajudar os meus clientes/parceiros de várias formas e não limitar a um estilo autoral.” 

Mesmo não atuando em áreas que se dispõe a explorar e criar fontes tipográficas e projetos de design autorais, esse propósito não se limita a todos os profissionais, como podemos ver com a professora suíça Nina Stoessinger. Em entrevista ao portal Swissinfo.ch, a professora conta que quando passou a estudar Design de Multimídia na Alemanha, acabou se apaixonado pela matéria de ‘introdução à proporção de letras romanas’: “Fiquei fascinada pela ideia de que essa é a interface entre forma, linguagem e narrativa. Foi isso que me conquistou.”  

A professora e designer conta, ainda, sobre o processo de criação de uma nova família tipográfica: “Uma coisa que tentamos fazer é escolher um nome que fique bom na própria fonte. Então, o ideal é que você tenha uma palavra que destaque algumas das letras importantes que mostram o design, por exemplo, um “G” maiúsculo. No que diz respeito à inspiração, muitas vezes tento pensar no que um certo design me lembra. Por exemplo, se fosse um objeto, do que ele seria feito? Algumas fontes parecem ser feitas de madeira velha ou de metal, e isso pode ser um ponto de partida para um nome.”  

Emergência de novas profissões  

Pensando no processo de criação de projetos de design, a expansão de campanhas e da atuação digital de empresas gerou um boom nos últimos anos. Uma das profissões que se destacou na área de Web Design foi a do especialista em UX (User Experience) e UI (User Interface). De acordo com o Jornal Económico, “as grandes empresas estão à frente do mercado por um motivo: elas estão sempre à procura de novas e melhores formas de conquistar os seus utilizadores e clientes. E uma das melhores formas é colocar o utilizador no centro do seu processo, preocupando-se com as necessidades dele. Desta forma, estas empresas munem-se dos melhores profissionais de UI e UX que possam garantir a melhor qualidade na criação destes produtos para os seus clientes. O sucesso destas empresas tem vindo a funcionar como modelo para que outras empresas olhem para o profissional de UI e UX como um investimento que trará melhor eficiência aos seus produtos e satisfação aos clientes.” 

Além disso, a tipografia para o design também abrange outras novas áreas que estão em alta no mercado, como os especialistas em Marketing Digital, Gestores de Mídia Social e Gestor de SEO.  

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