Rebranding: Como as marcas geram conexão com seu público

Rebranding

Você já ouviu falar em rebranding? É o nome dado às ações estratégicas que buscam reposicionar da marca no mercado e na percepção do consumidor. A prática é constantemente adotada por empresas com a imagem prejudicada ou que buscam se aventurar em novos mercados. Essa expressão em inglês é muito usada por marcas de todos os setores, mas antes de entrarmos nesse assunto, devemos dar um passo atrás e entender a definição de branding.

Quando você, por exemplo, pensa em uma empresa, é comum que a imagem em sua mente mostre tudo que essa marca representa, não estamos falando somente sobre qualidades ou produtos, mas também características marcantes de uma marca.

É isso que chamamos de branding: quando mesmo no subconsciente, você reconhece a marca através das suas características e da identidade da marca que o marketing trabalha no mercado. Mas é claro que a marca não pode parar por aí!  É aqui que entra o rebranding.

O que é rebranding?

Rebranding é o conjunto de processos usados para dar novo significado para a imagem da marca. Um dos principais motivos para esse reposicionamento é se destacar no mercado, mostrando o diferencial dos concorrentes.

Em outras palavras, com a estratégia de rebranding, a marca demonstra para os seus clientes um diferencial na comparação com a concorrência, pode envolver a mudança de nome, cores, slogans, reformulação do logotipo, mudança de visão e outros. Isso diz respeito à comunicação do negócio com o público.

Muitas marcas realizam esse processo, buscando a humanização de suas mensagens para refletir os valores sociais do público. Estes são diretamente relacionados com a mudança de comportamento do consumidor com o passar dos anos, fazendo com que o posicionamento da marca também seja modificado.

Quais são os benefícios?

Passar por uma mudança completa não é fácil, por isso, os resultados devem ser altos e benéficos para a empresa.

Tudo deve ser pensado durante todo o processo do rebranding para alcançar seu objetivo junto ao público-alvo e de modo que o reposicionamento poderá beneficiar a marca. Outro benefício importante é mostrar para um mercado competitivo que a marca está seguindo as tendências, inovando e se importando com o que acontece, demonstra para os clientes que a empresa pretende crescer e evoluir juntamente com o público.

Mesmo tendo muitos os benefícios, é fundamental tomar cuidado para que as mudanças não gerem impactos negativos.

Quando devo investir nessa estratégia?

Não é preciso esperar completar anos de mercado para realizar um rebranding no seu negócio. Mesmo com a mudança de comportamentos dos consumidores com o tempo, mencionada anteriormente, o processo faz parte de uma estratégia, mas antes de colocá-la em ação é necessário questionar se realmente é a melhor hora para reposicionar sua marca.

Às vezes, não é tão simples identificar essa necessidade, mas para te ajudar seguem algumas situações que o tornam necessário:

  • identidade visual da sua marca não representa mais seu produto;
  • a imagem da empresa está afetada negativamente;
  • o foco da marca não é mais o pretendido;
  • o público-alvo já não é o mesmo;
  • a empresa acabou de passar por uma fusão ou aquisição.

Empresas que fizeram Rebranding

TV Globo

Segunda maior rede de televisão comercial do mundo, a TV Globo atualizou sua identidade visual com seis novas cores e uma personalidade alinhada com o mundo digital.

Baseado na criação icônica do designer austríaco Hans Donner, responsável por criar a linguagem gráfica da emissora nos anos 1970, o novo logotipo apresenta cores mais saturadas que extrapolam o globo central e ocupam toda a tela para gerar novas interações e contrastes.

Logo TV Globo

Nubank

O banco digital mais conhecido do Brasil apresentou sua nova identidade visual com uma paleta de cores ligeiramente diferente, curvas mais suaves e menos quadradas para celebrar o lado humano do negócio. Além disso, a tipografia recebeu mais preenchimento para deixar a leitura mais acessível.

Logo Nubank

Renault

O novo logotipo da Renault apresenta um design simples e geométrico que proporciona mais movimento à marca.

Além de linhas simples e duplas para dar mais profundidade, faz referência às rodas de um carro na estrada.

Logo Renault

Análise com calma todas essas questões e avalie se realmente o rebranding é uma boa estratégia para a sua marca. Caso a resposta seja positiva, os resultados de um novo posicionamento no mercado podem ser surpreendentes!

Deixe um comentário
Categorias
Sobre a DnA

A DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION é uma agência digital e produtora de conteúdo audiovisual que trabalha no desenvolvimento de vídeos, branding e marketing digital.

Siga nossas redes
Posts Recentes