O Banco Bradesco é o nome de um dos maiores bancos do Brasil, que foi fundado em 1943. Hoje possui mais de 5 mil escritórios operacionais em todo o país e com sede em São Paulo, o banco possui uma carteira de crédito de R$ 812,7 bilhões com avanço de anualizados de 18,3%.
A identidade visual do Banco Bradesco está fortemente associada ao vermelho desde a década de 70. Nos primeiros anos a empresa se estabeleceu como Banco Brasileiro de Descontos e permaneceu usando este nome e a mesma logomarca por mais de 30 anos como se aguardassem a chegada de uma era completamente nova.
Inicio do logo Bradesco
O logo Bradesco, criado e usado para o Banco Brasileiro de Descontos (1943 – 1975), era composta por um emblema arredondado e letras acima dele, era um contorno do Brasil, colocado sobre um medalhão circular cinza.
O Bradesco como marca surgiu em 1975, e a nova logomarca foi desenhada no mesmo ano. Era uma inscrição em negrito com uma cor vermelha escura, onde todas as letras “extra grossas” estavam colocadas bem distantes umas das outras. O espaçamento fez todo o logotipo parecer leve e fresco.
O logo Bradesco que todos conhecemos hoje foi lançada em 1997 e se tratava de uma insígnia com um conceito e uma abordagem moderna da época. O quadrado vermelho do emblema foi colocado acima das letras executadas tradicionalmente em preto. O emblema apresentava uma imagem abstrata branca que consistia em duas linhas verticais e duas curvas semelhantes a órbitas e lembrava uma árvore. É assim que a empresa mostra crescimento, sucesso e prosperidade.
Em 2009, o preto das letras foi alterado para cinza e as linhas do emblema tornaram-se mais grossas e brilhantes. A cor cinza proporcionou mais elegância e profissionalismo à identidade visual do banco.
A última alteração no logo Bradesco aconteceu em 2012 e foi apenas uma mudança leve no box que ficava em volta da árvore. O redesenho trouxe uma nova forma ao emblema. Agora os cantos superior direito e inferior esquerdo do quadrado vermelho foram arredondados, o que tornou todo o logotipo muito dinâmico e notável.
O novo logo Bradesco
Em 2018 o banco simplifica sua identidade visual, depois de todas as mudanças, começa a ficar mais moderno. A nova logomarca é a icônica árvore do Bradesco em vermelho, colocada acima da inscrição minúscula, também em vermelho, sobre fundo branco. Sem moldura, sem formas geométricas, tudo é simples, mas extremamente elegante.
A tipografia própria mudou, ficando mais minimalista, sem serifa e com o uso da letra “b” em caixa baixa. A inscrição “bradesco” em minúsculas é executada em fonte sans-serif personalizada, que é muito semelhante às fontes Aller Bold e Chypre Cond ExtraBold, mas com as bordas das letras modificadas, as barras verticais de “B” e “D” tem um corte diagonal.
A cor vermelha prevalece, ganhando novas combinações, como o degradê. A paleta de cores vermelho e branco são representações de poder e energia, juntamente com amor e lealdade, que a empresa deseja que seus clientes sintam.
Segundo o banco, a transição para a nova tipografia nas agências será feita com calma, porém todas terão que utilizar a nova identidade visual, será feito um movimento gradual de aplicação da nova marca, de acordo com as necessidades de cada área.
Significado do logo
Primeira faixa da copa da árvore: Projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.
Segunda faixa da copa da árvore: Simboliza a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema “Ordem e Progresso”.
Os dois traços verticais, em tamanhos diferentes, representam o compromisso de apoio aos Clientes, independente de seu porte.
As colunas também sugerem uma paisagem urbana e um gráfico, que reflete o otimismo do banco sobre o futuro da economia brasileira.
OBS: O encontro dos dois traços trata-se do atendimento e relacionamento com os clientes
Juntos simbolizam inovação e tecnologia.