Fora dos Muros da Casa: O Impacto do BBB e Como Você Pode Aproveitar

Fora dos Muros da Casa: O Impacto do BBB e Como Você Pode Aproveitar

O BBB (Big Brother Brasil) é o assunto que domina as conversas do país nos primeiros meses do ano. Seja você fã ou hater do programa, é quase certo que já participou de um diálogo sobre o BBB 24 este ano. Além de ser um sucesso de entretenimento, o BBB também é uma mina de ouro para o marketing. Neste ano, o programa estabeleceu um novo recorde com o número de marcas patrocinadoras, gerando um faturamento que ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão!

Porém, não é necessário ser um dos patrocinadores para aproveitar a popularidade do programa. Por meio de estratégias de marketing bem planejadas, é possível movimentar as suas redes sociais e ampliar o reconhecimento da sua marca aproveitando o momento de sucesso do programa.  Em outro conteúdo, explorarmos o poder do marketing no BBB. Hoje, por outro lado, nosso objetivo é explorar como aproveitar esse fenômeno para benefício da sua marca, focando nas oportunidades além dos muros da casa mais vigiada do Brasil.

Como o BBB impulsiona marcas e impacta as pessoas

A relação do público com o BBB vai além do entretenimento, exercendo influência direta na percepção e no comportamento em relação às marcas patrocinadoras. Dados de uma pesquisa realizada pela Globo destacam esse impacto:

  • 60% dos espectadores procuram mais informações sobre os patrocinadores após vê-los no programa;
  • A recomendação das marcas aumenta 80% após sua participação no reality;
  • A intenção de compra em relação às marcas patrocinadoras cresce em 81%;
  • 70% dos entrevistados acreditam que as marcas presentes nos realities possuem mais credibilidade.

Portanto, a participação no BBB pode trazer dois benefícios fundamentais para as empresas: reconhecimento e credibilidade. Quer ver alguns exemplos?

Em 2022, marcando o retorno de Arthur Aguiar ao reality, a Lacta transformou o ator/cantor em um coelho da Páscoa. Essa ação aparentemente simples resultou em mais de 44,6 mil menções à marca nas redes sociais. No mesmo ano, o QuintoAndar fez sua estreia no BBB e, com apenas uma ação ao vivo, provocou um aumento de 4.000% nas buscas pela marca na internet, além de quase 50 mil interações com o QR Code promocional.

Mas, tem como aproveitar o hype do BBB sem ser uma das marcas patrocinadoras? Claro que tem!

Estratégias para engajar com o público do BBB nas redes sociais

Embora a maioria do público acompanhe o BBB pela televisão ou pelo serviço de streaming da Globo, o Globoplay, um número significativo de pessoas se mantém informado sobre o programa pelas redes sociais, especialmente no antigo Twitter (X), TikTok e no Instagram.

O dinamismo das ações fora da casa é tão intenso quanto dentro dela.  Os nomes dos participantes não saem dos trend topics, e seus perfis no Instagram registram um crescimento exponencial, tornando-se, por vezes, mais ativos do que quando estão fora do confinamento. Isso destaca a importância de as marcas pensarem em estratégias de engajamento fora da casa que trabalharem o próprio reconhecimento e credibilidade aproveitando um assunto em alto. Para ilustrar, em 2022, a hashtag #BBB22 gerou mais de 2,7 bilhões de interações. É nesse contexto que você pode trabalhar com a sua marca!

Primeiro, é crucial você entender a importância de colocar a sua marca no digital e como estar ativo pode ampliar seu alcance e reconhecimento. Com o Big Brother Brasil dominando as discussões, memes e tendências durante sua temporada, as oportunidades para engajar com o público são as mais variadas. Abaixo, listamos 4 dicas!

1 – Engaje com os memes e as novidades

Memes e marketing funcionam muito bem juntos. O BBB é uma fonte inesgotável de memes, polêmicas e novidades que dominam a internet. Participar dessas conversas de forma divertida pode atrair a atenção para a sua marca, até mesmo daqueles que não a seguem. Você pode criar suas próprias publicações ou comentar nas postagens de grandes páginas. Faça piadas, comente sobre as tretas, use os termos que viralizam!

2 – Aproveite os bordões e o que virar moda

A cada edição do BBB, surgem novos bordões e hábitos dos participantes que se popularizam. Incorporá-los às suas comunicações de marketing, de forma orgânica, pode estabelecer uma conexão maior com o público. São gatilhos que captam a atenção!

3 – Incentive a interação do público

Aproveite o interesse do público em se envolver e encoraje-os a interagir com o seu conteúdo. Por exemplo, os dias de paredão são momentos de grande tensão. Aproveite essas ocasiões para estimular o seu público a compartilhar suas torcidas ou opiniões, o que pode ser uma estratégia eficaz. No entanto, tenha cuidado para não gerar polêmicas excessivas, o que pode ter um efeito negativo.

4 – Crie conteúdo relacionado à participantes ou momentos relevantes

Identifique participantes ou momentos do BBB que estejam alinhados aos valores e à missão da sua marca. Desenvolver conteúdo que reflita esses alinhamentos não apenas aumenta a relevância da sua comunicação, mas também reforça a identidade da sua marca. Por exemplo, se um participante defende uma causa apoiada pela sua marca, destacar essa conexão pode gerar uma ligação mais profunda com o seu público.

Essas são algumas estratégias que você pode implementar nesse período de grande audiência do BBB para potencializar a visibilidade da sua marca. No entanto, é importante que todas essas ações sejam conduzidas de forma orgânica e autêntica, evitando parecer forçadas. As melhores ações de marketing para engajamento atualmente, e consequentemente reconhecimento e credibilidade, é aquela que flui naturalmente, estabelecendo uma conexão genuína com o público, quase como se fosse uma iniciativa própria deles.

É importante lembrar que, assim como o BBB é um evento sazonal que oferece oportunidades valiosas, existem inúmeros outros momentos e situações ao longo do ano onde essas dicas podem ser aplicadas com sucesso. Com isso, a sua marca não apenas participa ativamente das discussões em torno de momentos ou eventos importantes, mas também fortalece a presença online, ampliando seu alcance e reconhecimento nas redes sociais. Você tem alguma outra ideia em mente?

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